A Seleção Brasileira derrotou a Guatemala por 3 a 0 no amistoso realizado na noite desta quarta, dia 27, no Estádio Pacaembu, em São Paulo, em comemoração aos 40 anos da Rede Globo. O confronto marcou a despedida do tetracampeão Romário com a camisa verde-amarela.
Continua depois da publicidade
O baixinho foi o autor do segundo gol da vitória brasileira. O primeiro foi marcado antes dos cinco minutos de jogo, pelo zagueiro Anderson, do Corinthians. Aos 18 da segunda etapa, Grafite ampliou, garantindo a vitória para os brasileiros.
Aos 39 anos, com 63 gols marcados em 79 jogos com a camisa do Brasil, o craque deixa a Seleção após conquistar quatro títulos: Copa do Mundo (1994), Copa América (1989 e 1997) e Copa das Confederações (1997). Com o gol desta quarta, o de número 902 de sua carreira, o baixinho se despede como segundo maior artilheiro da história da Seleção, atrás apenas do rei Pelé.
Em uma partida marcada por muita pompa e emoção, a equipe brasileira entrou em campo trazendo uma faixa com a mensagem “Brasil sem armas”, em favor da campanha do desarmamento. Romário já pisou no gramado com os olhos marejados. Perfilado junto aos companheiros para ouvir o hino, suspirou uma, duas vezes. E segurou as lágrimas até a música tocar, quando não conteve mais o choro.
O baixinho mostrou serviço logo na primeira tentativa de gol do Brasil, que veio aos três minutos do primeiro tempo, após uma bela jogada de Carlos Alberto. Romário cruzou na pequena área e Robinho por pouco não abriu o placar. Um minuto depois, Cicinho cruzou da grande área para o zagueiro Anderson, do Corinthians, que se antecipou ao goleiro, marcando de cabeça.
Continua depois da publicidade
Aos 16 minutos, após um belo cruzamento de Ricardinho pela ponta esquerda, Romário recebeu a bola livre na pequena área e mandou para o fundo da rede, ampliando o placar para os brasileiros. Foi o segundo gol da partida.
Durante a comemoração, o craque tetracampeão exibiu uma camisa com a mensagem “Tenho uma filhinha down que é uma princesinha”. Tal atitude lhe rendeu um cartão amarelo, justificado em seguida pelo próprio juiz como uma medida necessária, devido a presença de representantes da Fifa no estádio.
Nos seus últimos minutos, Romário ainda fez outro gol, anulado por estar impedido. Aos 38 minutos, deu lugar a Grafite. Os companheiros da conquista do Tetra, Dunga, Branco, Raí, Viola e Paulo Sérgio, foram escoltá-lo na saída. Romário ainda deu uma volta olímpica ouvindo os torcedores gritarem seu nome.
– Agora infelizmente acabou, mas, na verdade, estou muito feliz pelo que eu conquistei com esta camisa – disse o craque tetracampeão.
Continua depois da publicidade
No segundo tempo, Carlos Alberto Parreira promoveu mais três mudanças: Rogério Ceni na vaga de Marcos, Gabriel no lugar de Cicinho e Fernandão no meio-campo, na vaga de Carlos Alberto. O meia do Inter, único representante de times gaúchos na partida, teve excelente atuação, participando não só no ataque, como na marcação. Aos 20 minutos, o craque colorado lançou Grafite, que ficou cara a cara com o goleiro para marcar o terceiro da goleada.
Nos minutos seguintes, a Guatemala ensaiou uma reação, mas demonstrou falta de qualidade nas finalizações. Tal fragilidade facilitou o trabalho da Seleção, que administrou o resultado com tranqüilidade.
A vitória brasileira abrilhantou a festa da Rede Globo, além de fechar com chave de ouro a despedida de Romário da Seleção, que saiu do campo com um gol e muitos aplausos dos torcedores.
Com informações do jornal Zero Hora.
?