Uma despedida do tamanho do trabalho de Pep Guardiola. Com todas as características implantadas pelo treinador, o Barcelona mostrou o repertório, derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 0, no Vicente Calderón, e presenteou o comandante com o título da Copa do Rei.

Continua depois da publicidade

Guardiola deixa o clube catalão com 14 taças, incluindo duas Copas do Rei, três Campeonato Espanhóis, duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. Tudo em apenas quatro temporadas.

O JOGO

Aos dois minutos de jogo, Javi Martinez não cortou e Pedro completou para abrir o placar. O lance sintetiza o jogo. Barça aperta o adversário, que sem reação, cede à pressão e não consegue respirar.

Messi, o maior protagonista da “era Guardiola” ampliou logo depois. E Xavi não precisou nem olhar para tocar pois já sabia que Pedro apareceria para finalizar no cantinho do goleiro.

Continua depois da publicidade

Um jogo bonito e revolucionário, O Barcelona controlou o adversário do pontapé inicial ao apito final.

Já o Bilbao não foi um time covarde. Se esforçou para buscar o ataque, mas se atrapalhou nas próprias limitações técnicas. Ao menos, o time de Bielsa se despede da temporada buscando o gol e deixando um boa cartão de visitas à Espanha ao continente europeu.

FICHA TÉCNICA

ATHLETIC BILBAO ( 0 )

Iraizoz; Iraola, Ekiza, Amorebieta e Aurtenetxe; Javi Martinez, De Marcos (Perez, Intervalo) e Muniain; Susaeta (Herrera, Intervalo), Llorente (Toquero, 29’/2ºT) e Ibai Gómez.

Técnico: Marcelo Bielsa

BARCELONA ( 3 )

Pinto; Montoya, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi (Fàbregas, 34’/2ºT) e Iniesta; Pedro (Thiago, 41’/2ºT), Sánchez (Keita, 28’/2ºT) e Messi.

Continua depois da publicidade

Técnico: Guardiola

Gols: Pedro, 2’/1º (0-1); Messi, 19’/1ºT; Pedro, 24’/1ºT (0-3)

Local: Vicente Calderón, em Madri (ESP)

Amarelos: Susaeta, Iraola (ATH); Iniesta (BAR)