No último sábado (30), seis unidades básicas de saúde foram abertas para vacinação em Joinville como uma ação preventiva contra a febre amarela. Na semana passada, foi confirmada a primeira morte pela doença na cidade – a primeira em Santa Catarina em mais de 50 anos – levando a campanha iniciada em junho do ano passado a tornar-se ainda mais urgente.

Continua depois da publicidade

Com isso, 2.668 vacinas foram aplicadas no sábado, nos postos dos bairros Cubatão, Aventureiro, Floresta e Vila Nova, e no distrito de Pirabeiraba. Agora, com a vacinação deste sábado, Joinville atinge pelo menos 211 mil moradores vacinados contra a febre amarela.

O objetivo da Secretaria de Saúde, segundo recomendações do Ministério da Saúde, é de imunizar ainda 262 mil pessoas a mais. No sábado, vários moradores aproveitaram para atualizar a carteira de vacinação, e 1.121 vacinas foram aplicadas para outras doenças.

Seis unidades básicas de saúde ficaram abertas para vacinação como ação preventiva contra a doença
Seis unidades básicas de saúde ficaram abertas para vacinação como ação preventiva contra a doença (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

A vacinação é gratuita e quem já tomou não precisa se vacinar novamente, pois a dose vale para a vida toda. A prioridade é atender pessoas a partir dos nove meses até 59 anos. A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, não tem tratamento e pode levar à morte.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Baixa procura pela vacina contra febre amarela motiva nova campanha em SC

Prefeitura de Joinville reforça necessidade da vacinação após morte por febre amarela