Um mutirão realizou mais de 80 cirurgias oftalmológicas em um único dia em Guaramirim, no Norte de SC. A ação organizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hospital Santo Antônio, aconteceu na última segunda-feira (27).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Foram feitos 37 procedimentos de correção de catarata e 47 de pterígio, em um investimento de R$ 126 mil, de acordo com a prefeitura. Segundo o prefeito Luis Antonio Chiodini, as cirurgias são necessidades básicas das pessoas e os mutirões ajudam a reduzir as filas.
Já o secretário da saúde Marcelo Deretti explicou que o objetivo da ação era dar mais qualidade de vida às pessoas, que tiveram a visão restabelecida.
— Nos próximos meses faremos outros mutirões para atender cada vez mais a população do nosso município — garantiu.
Continua depois da publicidade
Entenda mais sobre pterígio e catarata
– Pterígio: é uma resposta do corpo humano a um processo de irritação ocular, que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila, gerando o que se conhece também por “carne nos olhos”. Ela é mais recorrente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão.
– A catarata é provocada por um processo natural de envelhecimento, e ocorre quando o chamado cristalino, localizado no meio dos olhos, vai se tornando opaco. A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. Como não existem remédios, colírios ou outros tratamentos, a cirurgia é, até o momento, a única forma de reversão do problema.
Leia também:
SC continuará aplicando vacina da gripe até o fim do estoque das doses, diz Dive
ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde
SC é o terceiro estado com maior registro de recombinante brasileira da Ômicron