Durante toda essa quarta-feira, 22, 20 pacientes que aguardavam na fila do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) puderam realizar a cirurgia plástica que levanta a pálpebra e elimina as bolsas de gordura acima dos olhos – a blefaroplastia. Os procedimentos foram acompanhados por uma equipe de 14 profissionais – entre médicos, enfermeiros e estagiários – e tiveram o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que inicia nesta quinta-feira, 23, 31ª Jornada Sul Brasileira, reunindo profissionais de todo o Brasil em Jurerê Internacional.

Continua depois da publicidade

Além de melhorar a visão das pessoas que foram selecionadas para realizarem a cirurgia de maneira gratuita, o mutirão foi realizado para desmistificar a plástica.

– Queremos mostrar que esse tipo de intervenção não tem apenas como finalidade a estética, mas a funcionalidade. No caso das pálpebras, por exemplo, quando há muita pele sobre os olhos, a pessoa fica incapacitada de enxergar corretamente. E isso vai se agravando com os anos – explica o médico e presidente da unidade regional da SBCP, Paulo Mendes.

Aproximadamente 1,6 mil pessoas aguardam na fila do HU para realização de diferentes cirurgias reparadoras – pálpebra, reconstrução de mama e outros tipos de procedimentos.

Continua depois da publicidade

– A gama de atuação das plásticas é a maior de todas as especialidades cirúrgicas, além de atuar diretamente no maior órgão do corpo humano: a pele – defende.

Quem quiser realizar a cirurgia de maneira gratuita deve inscrever-se no HU. Novos mutirões devem ser realizados nos próximos meses, mas ainda sem data definida pelo órgão.