Um mutirão de limpeza realizado na praia da Figueira do Pontal, em Itapoá, nas proximidades do porto, coletou 60 sacolas de 100 litros cheia de lixo que estavam nas areias, em uma faixa de dois quilômetros de extensão. A limpeza foi organizada por cerca de 30 pessoas, do Porto Itapoá, em parceria com a Freitas Inteligência Aduaneira.

Continua depois da publicidade

A operação se concentrou na área em frente ao Porto e teve como ênfase a conscientização ambiental para toda a comunidade. A ação, que já é realizada pelo Porto Itapoá, nesta edição teve a participação dos jovens aprendizes do Terminal e dos voluntários da Freitas. Foram coletados objetos como sacos plásticos, vidros, restos de madeira, papel, embalagens pet, sapatos e roupas.

– A iniciativa tem como objetivo retirar os resíduos desses locais, deixando a praia mais limpa e preservada. Muitas vezes estes resíduos são provenientes do mar e dos rios, mas, em geral, são resultado do descarte incorreto do lixo pelos frequentadores da praia e pelos pedestres e motoristas que transitam pela cidade. Por isso, essa iniciativa deve ser uma parceria contínua e integrada com a sociedade, viabilizando a preservação dos espaços públicos que todos precisam – destaca Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá.

– A limpeza e conscientização ambiental é uma responsabilidade que temos com o meio ambiente, de forma geral, e com nossa comunidade de Itapoá e da região da Baía da Babitonga – comentou Alan Fernandes, líder da missão de limpeza da praia, na Freitas Inteligência Aduaneira.

Continua depois da publicidade