Moradores atingidos pela enchente de junho têm só mais dois dias para requerer a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá. Em Jaraguá, até quarta-feira foram encaminhados à Caixa Econômica Federal 7.206 processos de pessoas que compareceram ao mutirão realizado pela Defesa Civil. A estatística não considera atendimentos por telefone.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, a Defesa Civil de Jaraguá divulgou uma listagem atualizada das ruas e moradias atingidas. No documento, emitido pelo Ministério da Integração Nacional, constam 726 vias. A lista pode ser acessada no site www.jaraguadosul.com.br, no banner sobre o FGTS que está na parte superior da página. Inicialmente, o órgão havia listado 329 ruas, mas muitos moradores que não haviam sido contemplados com o benefício solicitaram vistorias e tiveram o direito a recebê-lo.

Segundo o presidente do órgão jaraguaense, Marcelo Prochnow, foram realizadas mais demil vistorias desde o dia 20 de julho, quando foi liberado o cronograma do mutirão. O trabalho de avaliação das moradias contou com equipes da Defesa Civil, setor de posturas e secretaria de Habitação. Prochnow afirma que a liberação do dinheiro leva, em média, dez dias.

Até sexta-feira, será feito o cadastramento dos moradores nascidos em novembro e dezembro. O último dia também será destinado aos jaraguaenses nascidos em qualquer mês que perderam as datas anteriores ao pagamento. Prochnow diz que a dica é não esquecer de nenhum documento. O mutirão ocorre na rua Francisco Fischer, 60, Centro. O atendimento ocorre das 8 às 19 horas. O telefone é 0800 726 0207, opção 3.

Continua depois da publicidade

Atendimento ocorre das 8h30 às 16 horas

Em Guaramirim, assim como em Jaraguá, sexta-feira é a vez dos moradores nascidos entre novembro e dezembro e os nascidos em qualquer mês que perderam as datas anteriores ao pagamento. O atendimento presencial ocorre das 8h30 às 16 horas, na Paróquia Santos Anjos (rua Aldano José Vieira, 276, bairro Avaí). Nesta quinta-feira não haverá mutirão por causa do feriado de aniversário de Guaramirim, mas o serviço ocorrerá normalmente na sexta.

Em Corupá, o cronograma desta semana é voltado aos moradores de localidades rurais atingidas na enchente. O atendimento presencial ocorre no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da rua Otto Hillbrecht, das 8 ao meio-dia e das 13 às 16 horas.