Um mutirão que iniciou na quarta-feira no bairro Cordeiros, em Itajaí, expôs os números de um grave costume da população: o de acumular entulhos. Na ação, funcionários da Secretaria de Obras já retiraram 70 caminhões de lixo do local, uma das regiões onde mais ocorrem casos de dengue no município.
Continua depois da publicidade
Só no ano passado a prefeitura de Itajaí recolheu entulho suficiente para encher as caçambas de 11 mil caminhões, cerca de 30 por dia. O problema, segundo o município, é que o número não tem diminuído mesmo com as campanhas de conscientização que começaram no ano passado: nos dois primeiros meses deste ano foram recolhidos 505 caminhões.
Entre os itens mais encontrados pelas equipes estão sofás, colchões, restos de guarda-roupas, pias e telhas. O secretário responsável pela pasta, Tarcisio Zanelato, avalia que o problema ocorre por uma série de fatores. Entre eles está o antigo costume de descartar móveis velhos em locais impróprios ao comprar novas peças para a casa.
– As pessoas não dão importância, cada um quer se livrar. Alguns acabam colocando no terreno do vizinho ou então contratam uma empresa que não dá o destino correto – argumenta.
Continua depois da publicidade
Zanelato afirma que os bairros onde o problema mais ocorre são Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros – justamente os que têm maior incidência de focos do mosquito da dengue. O secretário acredita que o acúmulo possa estar ocorrendo porque estes locais foram muito afetados por enchentes e somente agora os moradores estão conseguindo renovar a casa.
Outro fator que influencia, segundo Zanelato, é a punição branda para este tipo de conduta, dificultando a conscientização. Foram emitidas em 2014 mais de mil notificações somente no São Vicente, Cidade Nova e Cordeiros. No entanto, antes do proprietário ser multado é preciso respeitar um prazo de 30 dias para retirada do entulho. Neste ano, a prefeitura também intimou, através do carnê do IPTU, cerca de 800 pessoas para fazer a limpeza do seu terreno.
– Em boa parte da cidade a situação vem melhorando. Para isso criamos um entreposto que fica junto a Secretaria de Obras. As pessoas podem trazer os entulhos até aqui para darmos a destinação correta e fazer a separação – afirma.
Continua depois da publicidade
Até a próxima semana a Secretaria de Obras continuará trabalhando na retirada de entulhos na parte alta do bairro Cordeiros. Nesta sexta-feira a subprefeitura do bairro Itaipava também fará um mutirão de limpeza para eliminar entulhos e criadouros do Aedes Aegypti.
Foto: Marcos Porto | Secretaria de Obras recolhe entulhos no Cordeiros
Como denunciar:
O cidadão que deseja denunciar terrenos baldios com entulhos ou focos de mosquito da dengue pode fazer através da Defesa Civil de Itajaí. Telefone: (47) 3341-6199 ou 199.
Onde entregar os entulhos:
– Os entulhos podem ser entregues gratuitamente na Secretaria de Obras do município, que dará a destinação correta. A secretaria fica na Rua José Pereira Liberato, 1889, bairro São João. Não é necessário agendamento. Informações pelo telefone: (47) 3348-0202.
Continua depois da publicidade
– Também há a possibilidade do morador contratar um serviço de tira-entulhos para dar a destinação correta aos objetos. Ou ainda é possível doar móveis, madeiras, materiais de construção ou roupas que estejam em bom estado para famílias carentes. O contato deve ser feito com os projetos João de Barro e Ombro Amigo – uma equipe também pode retirar as doações. Telefones: (47) 3246-6298 ou 9955-0902.