A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Ambiental e com apoio voluntário de 50 universitários da Católica de Santa Catarina, realizou um mutirão de orientação ao combate à dengue para moradores do bairro Jarivatuba, zona Sul de Joinville.
Continua depois da publicidade
A ação iniciou por volta das 9 horas deste sábado e durou toda a manhã. Os alunos fizeram vistorias nas residências para identificar locais que podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
:: Leia mais sobre Joinville no www.an.com.br
A orientação é evitar o acúmulo de água em objetos, como pratos, vasos, pneus, calhas, bacias, garrafas e lonas. Foram entregues panfletos orientativos sobre como evitar a propagação do inseto e, assim, diminuir o risco da transmissão.
Continua depois da publicidade
O bairro Jarivatuba foi escolhido pela proximidade com os bairros Itaum e Floresta, onde foi detectado o maior número de focos do mosquito. Neste ano, o Jarivatuba registrou dois focos de larvas do mosquito e um caso em que a pessoa contraiu dengue dentro do município.
Ainda na zona Sul, está programado para o dia 4 de julho um mutirão no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, bairro João Costa, informou a prefeitura.
Joinville registrou até o momento 226 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. O bairro Itaum lidera com 134 focos, seguido do Floresta, com 46.
Continua depois da publicidade
Já são 35 casos confirmados da doença, sendo nove contraídos dentro do município: dois casos no Itaum, dois no Profipo, um do Boa Vista, um no Jarivatuba, dois em Pirabeiraba e um no Fátima. Outros 26 pacientes contraíram dengue fora de Joinville.