No sábado (20), equipes de combate à dengue estarão concentradas a partir da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dom Gregório, no bairro Jardim Iririú, das 08h às 12h. A ação será realizada com o objetivo de verificar e eliminar possíveis focos da dengue no bairro, além de incentivar a comunidade no combate ao mosquito.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com Anderson da Silva, gerente de gestão estratégica e articulação da rede em saúde de Joinville, os mutirões acontecem nos bairros onde ocorrem os maiores números de notificações da doença.

– Nós delimitamos uma área onde temos a maior notificação de doentes e orientamos os moradores a como cuidar do seu quintal. Todas as ações realizadas que envolvem as secretarias da prefeitura são do mesmo padrão: nós reunimos as pessoas, fazemos uma explicação de como será o trabalho e iniciamos os serviços – explica Anderson.

As equipes e voluntários irão visitar residências, orientar moradores e, quando necessário, realizar tratamentos com larvicidas, impedindo a proliferação do mosquito. A comunidade também receberá orientações sobre o descarte correto de lixo e materiais recicláveis. Durante o mutirão, com apoio da unidade regional de obras Leste,  está programada a limpeza em locais para retirada de lixo.

Continua depois da publicidade

Esse já é o sétimo mutirão nos bairros realizado pela prefeitura de Joinville neste ano. As ações anteriores foram realizadas nos bairros Saguaçu, Paranaguamirim, Aventureiro, Morro do Meio, Iririú e Boa Vista. Segundo a prefeitura, 3.994 residências foram vistoriadas e mais de 30 toneladas de depósitos foram eliminados.

Atualmente, Joinville já confirmou 12.848 casos da doença, sendo a cidade catarinense com mais mortes confirmadas, totalizando 21 óbitos. O bairro Aventureiro é o que mais tem focos do mosquito, seguido pelos bairros Floresta e Boa Vista.

Leia também

Joinville registra os primeiros casos de chikungunya da história da cidade

Empresa de Joinville abre mais de 200 vagas de emprego; veja como se candidatar

Homem morre após acidente com caminhões na área de escape da BR-376, entre SC e PR