Equipes das secretarias municipais de Joinville, no Norte de Santa Catarina, realizaram o oitavo mutirão do ano de combate contra a dengue. Na ação, que ocorreu neste sábado (11), foram recolhidas 6,9 toneladas de entulhos, com foco no bairro Jardim Paraíso.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os servidores realizaram orientação em residências e comércios sobre a importância de manter terrenos limpos e evitar objetos que possam acumular água. Além disso, as equipes recolheram entulhos em terrenos baldios e calçadas, resultando em 6,9 toneladas de entulhos.
A prefeitura realiza também ações de orientação e educação sobre a dengue, informando sobre os locais que devem ser vistoriados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.
Neste sábado, foram feitas 893 visitas de orientação, e utilizados produtos químicos para tratar depósitos fixos em 108 imóveis, além do uso do fumacê em uma área de cerca de 300 imóveis comerciais e residenciais.
Continua depois da publicidade
Somente neste ano, os bairros Saguaçu, Paranaguamirim, Aventureiro, Morro do Meio, Iririú, Boa Vista e Jardim Iririú, e também o Jardim Paraíso já receberam mutirões contra a dengue, nos quais foram recolhidos 117 toneladas de entulhos.
A ação teve participação da Vigilância Ambiental, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil e Guarda Municipal, Departamento de Trânsito com os agentes de trânsito, UBSF Jardim Paraíso IV e Unidade Regional de Obras Nordeste, e ainda apoio da Polícia Militar.
Joinville confirmou mais 16 óbitos nesta sexta-feira (10) após fazer uma força-tarefa das investigações epidemiológicas sobre os óbitos de pacientes com suspeita da doença, chegando a 40 mortes pela doença em 2024. O número ultrapassa o total de mortes por dengue em todo o ano de 2023.
Leia também
Dengue dispara e Santa Catarina ultrapassa 150 mortes pela doença
Ministério da Saúde enviará mais 105 mil doses de vacinas ao RS até segunda-feira