Uma ação voluntária na tarde deste sábado mudou – mesmo que temporariamente – a cara da praia da Galheta, em Florianópolis. Pelo menos 60 pessoas participaram de um mutirão de limpeza organizado pela internet, juntando lixo espalhado pela restinga e pela faixa de areia.

Continua depois da publicidade

Voluntários do movimento batizado de Areia Limpa, convocados por um evento no Facebook, começaram a chegar no local e ficaram até perto das 18h. O surfista Junior dos Santos, de 21 anos, criou o evento, chamou os amigos para participarem e se diz bastante satisfeito com o engajamento observado neste sábado.

– Era uma ideia que eu tinha desde criança, mas agora a situação ficou complicada demais – explica Santos, que cresceu pegando ondas em praias da região, como a Mole e a própria Galheta.

Foto: Victória Corrêa Tavares/Arquivo pessoal

Continua depois da publicidade

Ele conta que o tipo de lixo encontrado durante a tarde revela o perfil do “sujador”: principalmente latas de cerveja, garrafas de vidro e preservativos. Quando a maré sobre, explica o surfista, todo esse lixo é puxado pelo mar ou acaba se embrenhando no mato.

– Estamos cansado de vandalismo, de sujeira, de assaltos e criminalidade. Está na hora de as pessoas que querem o bem da praia ocuparem o local e disputarem o espaço da maneira correta.

Ação deve ser repetida em outros pontos da Ilha

A partir de agora, explica o organizador, o Movimento Areia Limpa deverá também atuar em outros pontos da Ilha, promovendo a ocupação de pontos deteriorados e em processo de abandono.

Continua depois da publicidade

Para incentivar ainda mais gente a participar da limpeza, o evento contou ainda com o sorteio de uma prancha de surf, doada pela Cultura Surf Board Shop. Já a Onegai Japanese Food&Art bancou os sacos de lixo usados na ação.

– A ideia cresceu muito desde que a jogamos na internet. Diversas pessoas de fora vieram pedir informações sobre o trabalho, querendo saber como colaborar ou dar incentivos. O plano agora é repetir a ação nos lugares mais urgentes – conta o organizador.