O concurso Musa e Muso da Hora 2019 apresenta nesta semana os candidatos que as seis escolas de samba do Grupo Especial de Florianópolis indicaram. As publicações seguirão a ordem do desfile definida pela Liga de Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf): ontem foi a Nação Guarani, de Palhoça, e hoje é a Embaixada Copa Lord. Amanhã será a Unidos da Coloninha, depois Protegidos da Princesa, Consulado e Dascuia. Apenas a Consulado não indicou um concorrente da ala masculina. No dia 25, iniciará a votação online no site da Hora.
Continua depois da publicidade
O desfile final, com votação do júri e entrega das faixas, será no Mercado Público no dia 28, durante o Botequim do Jornal do Almoço. Os vencedores ganharão a faixa e um ensaio fotográfico para estampar a capa do jornal no sábado de Carnaval.
E aí, bora conhecer os candidatos, escolher aquele que irá representar a sua escola e torcer!
Conheça Luana Zárate
Desde pequena Luana Zárate, de 23 anos, dava pistas do talento para o samba quando ensaiava em frente à TV, durante os desfiles das escolas do Rio de Janeiro e São Paulo. Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, o primeiro contato com o Carnaval ocorreu após ela se mudar para Florianópolis há 10 anos. Primeiro foi na Acadêmicos do Sul da Ilha, em 2014, com uma pequena participação. Mas foi na Embaixada Copa Lord que ela se apaixonou.
– Comecei a ver os desfiles, a frequentar os ensaios, e me apaixonei mais ainda quando eu conheci a Copa Lord. Carnaval é a mesma paixão de quem gosta de futebol, não é só bunda de fora, corpo de fora, tem todo um porém atrás disso. Tem amor, dedicação, trabalho. As pessoas trabalham com isso.
Continua depois da publicidade
Em 2015 ela teve seu filho, hoje com três aninhos, e precisou se afastar do Carnaval, mas foi por pouco tempo. Desde 2017, quando voltou com tudo para o pavilhão, não saiu mais e assim pretende continuar por muito tempo.
Perfil
Nome: Luana Zárate
Idade: 23 anos
Altura: 1,65
Peso: 59 quilos
Profissão: Recepcionista
Bairro: Coqueiros
Desde quando na escola: Desde 2017. Antes fez uma pequena participação da escola Acadêmicos do Sul da Ilha
Campanha: “Eu quero ser Musa pelo fato de estar representando a beleza negra, de muitas meninas e muitas alas de escolas, principalmente a minha”.
Conheça Lucas Machado
Lucas Machado de Paulo Ribeiro, 23 anos, é manezinho da Ilha e carrega desde pequeno uma paixão pelo Carnaval. Era daqueles que passava a madrugada assistindo aos desfiles. Tem como referências a mãe, que já foi rainha de um clube da cidade, e a irmã, que é passista da Copa Lord. Mas o jeito tímido sempre fez com que ele deixasse o sonho em segundo plano por muito tempo.
Continua depois da publicidade
– Teve um dia que eu falei: acho que tenho que tentar, tenho que encarar e realizar este sonho.
Foi então que Lucas procurou a escola mais perto de casa, que pertence à sua comunidade, a Império Vermelho e Branco, em 2014. Acompanhou os ensaios e a paixão se transformou em amor. No ano seguinte, tomou coragem e foi até os ensaios da Copa Lord, onde está até hoje como passista.
– O Carnaval é um turbilhão de emoções. Às vezes, a gente está com alguns problemas pessoais, mas quando toca a bateria é só alegria, deixamos tudo de lado e vivemos esse amor.
Perfil
Nome: Lucas Machado de Paulo Ribeiro
Idade: 23 anos
Altura: 1,78
Peso: 66 quilos
Profissão: Estudante de confeitaria
Bairro: Pantanal
Desde quando na escola: Desde 2015. Mas já tinha participado, por pouco tempo, da escola Império Vermelho e Branco em 2014.
Campanha: “Eu quero ser o Muso da Hora para representar a ala de passistas e, principalmente, a dos malandros. Este título representa um sonho realizado, é um espaço dentro do Carnaval”.
Continua depois da publicidade
Conheça os sambas das escolas da Grande Florianópolis para o Carnaval 2019