O concurso Musa e Muso da Hora 2019 apresenta nesta semana os candidatos que as seis escolas de samba do Grupo Especial de Florianópolis indicaram. As publicações seguem a ordem do desfile definida pela Liga de Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf): na segunda foi a Nação Guarani, de Palhoça, na terça a Embaixada Copa Lord, quarta a Unidos da Coloninha, ontem Os Protegidos da Princesa e hoje a Consulado. Amanhã será a Dascuia. Apenas a Consulado não indicou um concorrente da ala masculina.
Continua depois da publicidade
No dia 25, iniciará a votação on-line no site do jornal. O desfile final, com votação do júri e entrega das faixas, será no Mercado Público no dia 28, durante o Botequim do Jornal do Almoço. Os vencedores ganharão a faixa e um ensaio fotográfico para estampar a capa do jornal no sábado de Carnaval.
E aí, bora conhecer os candidatos, escolher aquele que irá representar a sua escola e torcer!
Conheça Monique Luz
Monique Heloisa Luz, de 32 anos, começou a desfilar na Consulado com cinco anos na ala das crianças. Depois foi para a ala das passistas, destaque de carro alegórico, alas comerciais e, há dois anos, desfilava na ala dos amigos. Natural de Florianópolis, cresceu em meio ao Carnaval. Os pais são da velha guarda e a irmã também é passista. Quando começou a engordar, sentiu na pele o preconceito.
– Eu vi que eu não tinha espaço, não que fosse proibido, mas a gente fica com receio. A minha vontade sempre foi ser passista porque gosto de sambar. E como andava muito escondida nas alas comerciais, sempre coberta, pensei: por que não montar uma ala de passistas gordinhas? Assim como eu, tem um monte de menina que deve ter esse sonho e só falta a oportunidade.
Continua depois da publicidade
Foi assim que ela criou a ala das passistas Plus Size, a primeira em que a única exigência, além de ter samba no pé, é ser gordinha.
– Quem olhar vai saber que ali elas têm celulite, estria. São gordinhas, não tem o que apontar.
Perfil
Nome: Monique Heloisa Luz
Idade: 32 anos
Altura: 1,53
Peso: 90 quilos
Profissão: Cabeleireira
Bairro: Areias, São José
Desde quando na escola: Desde os cinco anos desfila pela escola. Já passou pela ala das passistas, ala coreografada, alas comerciais e dos amigos. Atualmente é coordenadora da ala das passistas Plus Size.
Campanha: “Quero ser Musa para representar as meninas que têm medo de se mostrar, pois não é um corpo que define a pessoa. A gente pode ir além dos nossos sonhos. Meu sonho hoje virou realidade graças a um monte de meninas que aceitou esse sonho junto comigo, então é para representar essas meninas, para elas saberem que podem ser elas mesmas”.
Conheça os sambas das escolas da Grande Florianópolis para o Carnaval 2019