O ônibus que parou em frente ao prédio da ala feminina do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, desembarcou um conteúdo pouco usual para o local: violinos, violas, violoncelos, tuba, trompa e trompete. Logo, o espaço serviria de palco para o som destes instrumentos, em interpretações de grandes nomes da música erudita como Dvorak, Mozart e Bach.
Continua depois da publicidade
Dos rostos que acompanharam a apresentação do pátio ou das mãos que aplaudiam entre as grades, era perceptível o envolvimento e a boa acolhida aos músicos do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).
– É a primeira vez que assisto a um concerto e gostei muito. Em casa, gostava de assistir e ouvir o Ray Conniff, mas nunca pude ver uma orquestra – disse uma das presidiárias.
:: Confira a página especial sobre o evento ::
Continua depois da publicidade
Os concertos sociais, tradição desde a primeira edição do festival, têm justamente o objetivo de levar a música erudita para fora das grandes salas de concertos, ampliando o alcance do evento até ouvintes que não poderiam chegar aos espaços tradicionais. A fórmula certeira de levar estudantes para espaços alternativos deu certo e hoje é parte do cerne do Femusc.
Neste ano, mais de 20 concertos sociais estão sendo realizados em locais como o Presídio, o Hospital São José e asilos.
– É muito bonito compartilhar a música em locais diferentes. É bom observar a vontade deles em escutar – afirma a peruana Meriline Rivero, 23 anos.
Continua depois da publicidade
Estudante do nível avançado de violino, essa foi sua primeira experiência em um presídio. A sensação parece compartilhada pelos demais alunos. O violinista Lucas Alvares Andrade, 14, finalizou o concerto com um solo de Bach interpretado dentro de uma das salas da ala feminina.
O interesse demonstrado pelas presidiárias foi o que chamou a atenção do jovem de Sorocaba (SP). Para o peruano Jesus Caldas, 24, a nova experiência foi válida. Quanto à diferença entre tocar em um teatro e tocar ali?
– Muda, mas não tanto. O que tratamos de transmitir é o mesmo – afirma o peruano.
Apresentação no Hospital São José
Os concertos sociais ocorrem hoje no Hospital São José. O restante da programação reserva ainda espetáculos no Jaraguá do Sul Park Shopping e no Posto Mime. Hoje também é o dia de o Femusc viajar, com apresentações em Joinville, Timbó, Corupá e Balneário Piçarras.
Continua depois da publicidade
À noite, a série Grandes Concertos traz obras de compositores como Bach, Milligan, Rosenhaus e Saint Saen no grande teatro da Scar.