O período de isolamento social resulta na união de iniciativas culturais em Santa Catarina e também por todo o país. Com objetivo de difundir o talento catarinense, músicos e compositores realizam o projeto Sarau Live SC. O objetivo é exibir o encontro de dois artistas em um mesmo show, cada um em sua casa, pelo Instagram, a partir das 21h. Desde que começou, em 22 de março, o Sarau Live SC já realizou nove apresentações.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Segundo o idealizador do projeto, Danilo Melo, os shows começaram de forma individual no próprio Instagram. Foram apresentações com influências de MPB, mostrando o trabalho autoral que executa. Depois de dois shows, o músico convidou alguns amigos para a transmissão ao vivo e percebeu que era possível expandir o projeto. Foi neste momento, então, que surgiu o Sarau Live SC.
– Colocamos em contato artistas que não se conheciam e já surgiu ideia de show, de playlist, gravações em conjunto. Está muito legal as interações – disse sobre o início do projeto. Atualmente, o projeto que chega a sua 10ª apresentação nesta terça-feira (31) conta com cerca de 30 músicos, poetas, poetisas, compositores e compositoras. E o melhor: os artistas catarinenses são de diferentes regiões do Estado, oportunizando a conexão e a troca de experiências culturais de cada um.
Quando começou as “lives”, por causa da quarentena do coronavírus, Danilo não dimensionava a participação que teve nos últimos shows. A audiência foi crescendo, os artistas engajando-se e quando percebeu, mais de 200 pessoas assistiram os shows do projeto. Porém, não é porque o sarau é online que imprevistos ficam de fora.
Continua depois da publicidade
Em uma das transmissões, a instabilidade da internet foi um problema e impediu que o show acontecesse. Para o músico, algo “normal” para quem tem que lidar com problemas das apresentações ao vivo pelo Estado, que nem sempre contam com toda a estrutura necessária.
Talento catarinense valorizado
Danilo é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de administração pública, em Balneário Camboriú. A paixão que carrega pela música desde os 11 anos, quando começou a tocar, fez com que ele executasse projetos para valorizar a música e o talento catarinense.
Como servidor público, foi ainda diretor de extensão e cultura da universidade. Neste período, o músico começou a organizar apresentações no formato de sarau. Foi este espírito que o moveu a unir talentos catarinenses nas transmissões. Nomes como Hang Ferrero, Joana Soul, Bruno Kohl, Guilherme Simon, Giana Cervi e Cátia Cernov estão entre os músicos e artistas que participam do projeto.
– Fico muito feliz de poder ver uma cena acontecendo, eu sou grande admirador desses artistas que estão conosco no Sarau, e pra mim é um fôlego nesse momento – comentou Danilo.
Continua depois da publicidade
Shows podem virar sarau itinerante
Os artistas catarinenses gostaram tanto da troca de experiências durante esta quarentena do coronavírus que até pretendem fazer o projeto tornar-se um sarau itinerante. Isto, é claro, quando o período de isolamento acabar. Danilo conta que, após os shows, músicos e espectadores sempre comentam sobre a vontade de estender esses encontros e fazer os shows acontecerem ao vivo.
– A gente brinca que o Sarau Live SC não se encerrará nas lives, mas nos abraços que daremos quando isso passar. Até lá, fiquem em casa que a gente leva arte, música e poesia, e um pouco de paz pra casa de vocês – comentou o músico.