A morte do cantor e compositor Daniel Lucena, membro fundador da banda Expresso Rural, deixa uma lacuna na música catarinense. O artista, natural de Lages, morreu na noite desta quarta-feira (16), em Florianópolis, em decorrência de um câncer de fígado.
Continua depois da publicidade
– O Expresso foi o primeiro grupo de Santa Catarina que fez com que suas canções fossem cantadas pelo Estado inteiro – afirma o cantor e compositor Luiz Meira, amigo pessoal de Lucerna. – Certos Amigos é certamente a música mais popular de Santa Catarina feita por um compositor daqui. O Daniel foi nosso compositor maior.
– Ele era uma pessoa engraçadíssima, tinha tiradas muito divertidas – prossegue Meira. – No palco ele brincava com a plateia, era muito brincalhão. E muito perspicaz, sabe? Olhava para uma pessoa na plateia e já pensava numa brincadeira, numa piada.
Na noite desta quarta-feira, o governador Carlos Moisés lamentou a morte de Daniel Lucerna, escrevendo em sua conta no Twitter: “Santa Catarina perdeu hoje um dos seus maiores músicos. Um daqueles amigos que nos mostram que o mundo ainda é bom. Meus sentimentos à família e amigos de Daniel Lucena, cantor e compositor da banda Expresso Rural.”
Na publicação, Moisés incluiu um vídeo de uma ocasião em que subiu ao palco com o Expresso Rural e a Camerata Florianópolis para cantar a música Certos Amigos – momento surgido justamente da espontaneidade de Lucerna citada por Meira, que o fazia sempre interagir com o público durante os shows.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina perdeu hoje um dos seus maiores músicos. Um daqueles amigos que nos mostram que o mundo ainda é bom. Meus sentimentos à família e amigos de Daniel Lucena, cantor e compositor da banda Expresso Rural. pic.twitter.com/NXfBwCcN1W
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) December 17, 2020
– Este concerto com o Expresso aconteceu no início de 2019, e o governador estava na plateia – conta o maestreo Jeferson Della Rocca, da Camerata Florianópolis. – Quando o Daniel viu o Moisés, tomou a iniciativa de convidá-lo a participar de uma música, já que sabia que o governador é fã do grupo.
– A música brasileira perde um de seus compositores mais destacados. – segue Della Rocca. – Daniel Lucena foi um grande compositor, poeta, de carisma inigualável. Com seus colegas do Expresso Rural, colocou a música catarinense em destaque no cenário nacional e influenciou fortemente várias gerações de músicos que o sucederam.
– Meu último encontro com o mestre Lucena foi em agosto, em um show no drive-in da Arena Petry – conta o maestro. – Lembro do abraço apertado que ele me deu no final da apresentação, talvez um gesto de gratidão mútua entre nós; mas não poderia imaginar que na verdade era um adeus.
Continua depois da publicidade
> Rock’n Camerata é uma das apresentações artísticas na programação dos 60 anos da UFSC
– O Daniel era um cara extremamente ativo: sempre com uma ideia na cabeça, sempre com uma música nova – relata Zeca Petry, que conheceu Lucena em 1980: os dois se aproximaram imediatamente, por ter gostos musicais em comum, e naquele mesmo ano decidiram formar uma banda juntos. A Expresso Rural acabaria nascendo em 1981, quando Petry e Lucena encontraram os outros integrantes para o grupo.
– Ao longo dos anos, quando tínhamos que trabalhar em jingles, os do Daniel normalmente deixavam de ser jingles para virar novas canções para a gente, porque eram poesia pura, com melodias incríveis – conta Petry. – O Daniel nunca estudou música a fundo, mas a música estava dentro dele. Ele era um compositor genial.
– Fizemos alguns shows sem o Daniel nos últimos anos, quando a saúde dele se tornou mais debilitada, mas o público sentia demais a falta dele – prossegue o músico. – Se ele estivesse no palco, mesmo sem cantar, ele era o centro das atenções. O Daniel tinha um carisma incrível.