Música de games
Foi na adolescência, no violão emprestado por meu pai, que começou meu interesse por música. Hoje utilizo a formação musical para dirigir e criar linguagens na minha companhia teatral. Geralmente componho a trilha dos espetáculos e, a partir dela, os atores desenham as ações. Desde 2002 sou um “gamer profissional”, no sentido de gostar bastante da linguagem dos jogos, que é extremamente rica em termos sonoros e de qualidade plástica. Coleciono vários consoles e boa parte das criações que tenho feito ultimamente tem como fonte os games.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Continua depois da publicidade
Emerson Gasperin: críticas e dicas musicais
Barroco e pop
Eu tenho costume de ouvir música, mas dificilmente ouço música fazendo outra coisa. A maioria é dos períodos medieval, renascentista e barroco. Mas eu também escuto coisas pop, como Mayer Hawthorne (foto) e Jupiter One.

Música marcante
Uma canção que me fez estudar música antiga e estrear o grupo vocal foi En Attendant, de Alexander Agricola, um compositor renascentista. Ouvi em uma aula da faculdade e foi meu primeiro encontro com a música medieval e renascentista. Achei a sonoridade incrível.

Show imperdível
Há vários grupos de música erudita e antiga que quando vêm ao Brasil costumam se apresentar em São Paulo. Se houvesse um concerto aqui em Florianópolis de um maestro inglês chamado John Eliot Gardiner, com certeza eu iria. Ele é um regente de orquestra que trabalha desde música barroca até contemporânea.
Continua depois da publicidade
Para assistir
Arvo Pärt é da Lituânia, tem influência medieval e faz muita trilha para filme. Vale conferir a entrevista que a Björk fez com ele. Assista em clic.sc/arvopart1.
Não pode faltar
:: PARA VIDEOGAME
Jesper Kyd faz composições para jogos e foi responsável pela trilha de Hitman 2.
:: ANTES DE DORMIR
Músicas sacra, medieval e renascentista. Um compositor que a gente gravou se chama Giovanni Pierluigi da Palestrina. Tudo o que você ouvir dele é bonito.

:: PARA CONHECER CANTUS FIRMUS
A Vous, Douce Debonnaire (clic.sc/cantusfirmus), o nosso vídeo mais acessado é uma peça francesa da passagem da Idade Média para a Renascença.
Continua depois da publicidade
