Reunimos em uma lista sugestões de músicas de Natal para todos os gostos: na primeira parte, você encontra nove canções já tradicionais – sejam cantos religiosos ou faixas assinadas por artistas pop, mas que fizeram tanto sucesso que hoje estão em quase toda playlist natalina. E, na segunda parte, sugerimos nove discos temáticos de Natal, de artistas de várias épocas e estilos.

Continua depois da publicidade

> Qual o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020?

> Quer receber notícias no WhatsApp? Inscreva-se

Suas escolhas para a playlist das músicas de Natal são mais conservadoras e tradicionais, ou mais pop e animadas? Noite Feliz e Então é Natal ou All I Want For Christmas Is You e Jingle Bell Rock? Quem sabe você já está cansado de ouvir sempre as mesmas versões e quer agitar um pouco a seleção musical para a ceia com canções assinadas por artistas diferentes, como Elvis Presley, James Brown, Madonna, Bruce Springsteen e até mesmo a banda Weezer. Com uma nova roupagem, até mesmo Jingle Bells pode se tornar uma das suas músicas natalinas favoritas. Confira a nossa seleção e divirta-se na noite de Natal.

9 músicas clássicas de Natal

Mariah Carey: All I Want For Christmas Is You

Uma das músicas mais associadas à esta época do ano é também um dos maiores sucessos de Mariah Carey: All I Want For Christmas is You foi o principal single de Merry Christmas, primeiro álbum natalino da cantora e compositora, e o quarto de sua carreira. Entre os muitos artistas que já gravaram ou apresentaram covers da canção estão Shania Twain, Miley Cyrus, John Mayer, Michael Bublé, Cee Lo Green, Ariana Grande, Idina Menzel e até mesmo a banda My Chemical Romance.

Continua depois da publicidade

> Árvore de Natal: conheça a história e o significado

José Feliciano: Feliz Navidad

> De onde vem a tradição de dar presentes no Natal?

Aposto que só de ler o título você já começou a cantarolar mentalmente esta música. Feliz Navidad é um dos maiores clássicos latino-americanos de Natal; e combina um refrão em espanhol com trechos em inglês. A canção estreou em 1970, e está há quase 50 anos na maior parte das playlists natalinas.

> Ceia de Natal simples: quatro receitas para surpreender

Bobby Helms: Jingle Bell Rock

Jingle Bell Rock foi apresentada à toda uma nova geração quando apareceu no filme Meninas Malvadas, em 2004 – mas a verdade é que a faixa já foi regravada por tanta gente que quase ninguém lembra que seu "dono" original é Bobby Helms. Em 1957, quando o cantor norte-americano lançou a música, ela chegou ao primeiro lugar nas rádios, tornando-se um sucesso instantâneo.

John Frederick Coots e Haven Gillespie: Santa Claus Is Coming to Town

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Continua depois da publicidade

Coots e Gillespie escreveram essa canção, apresentada pela primeira vez no programa de rádio de Eddie Cantor, nos Estados Unidos, em 1934: em menos de 24 horas, a música vendeu 30 mil cópias, e, ao longo das décadas, foi regravada por mais de 200 artistas (!) de todos os estilos – Michael Bublé, Bruce Springsteen, The Jackson 5, Mariah Carey, Frank Sinatra, Justin Bieber e até mesmo Andrea Bocelli estão na lista.

John Lennon e Yoko Ono: Happy Xmas (War is Over)

Muita gente reclama que não aguenta mais ouvir Então é Natal, da cantora Simone, na hora da ceia. Mas você que esse hit do Natal brasileiro é, na verdade, uma versão de uma música de John Lennon e Yoko Ono? A faixa é Happy Xmas (War Is Over), e foi originalmente lançada em 1971.

> Como e onde fazer doações no Natal 2020 em Florianópolis

Wham!: Last Christmas

> CDL fala em alta de vendas de Natal mesmo em ano de pandemia

Nesta faixa de 1984, George Michael e Andrew Ridgeley cantam sobre sofrer por amor em plena noite de Natal. A música fez tanto sucesso ao longo dos anos que, agora em 2019, ganhou um filme inspirado nela: protagonizado por Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones) e Henry Golding, o longa ganhou o nome de Uma Segunda Chance Para Amar em português, e está em cartaz nos cinemas.

Continua depois da publicidade

> Mega-Semana de Natal: como apostar no sorteio especial da Mega-Sena, qual o prêmio e quando será

Joseh Mohr e Franz Xaver Gruber: Noite Feliz (Silent Night)

Provavelmente o canto cristão de Natal mais famoso mundialmente, Noite Feliz é um dos clássicos do Natal para boa parte das famílias brasileiras. A composição original é da dupla Joseh Mohr e Franz Xaver Gruber, da Áustria, e a primeira execução da música aconteceu há mais de duzentos anos, em 1818. Desde 2011, a canção é considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

> Especial receitas de Natal: lombo recheado com maçã verde é receita prática, deliciosa e que não pesa no bolso

O Primeiro Natal (The First Noel)

Outro canto natalino tradicional é O Primeiro Natal (The First Noel), que conta a história de como teria sido o nascimento de Jesus. De origem inglesa, a canção foi escrita no início da Idade Moderna, em uma data incerta. Foi publicada pela primeira vez na coletânea Carols Ancient and Modern (1823), editada por William Sandys e Davies Gilbert. Sua versão mais popular atualmente, dividida em quatro partes, foi arranjada pelo compositor inglês John Stainer em 1871.

Continua depois da publicidade

James Lord Pierpont: Jingle Bells

> Natal em Blumenau terá show de luzes e caravana com o Papai Noel

Com o título original de One Horse Open Sleigh, essa canção foi escrita por James Lord Pierpont em 1857 – a lenda conta que, inicialmente, a composição foi feita com a intenção de ser cantada por um coral infantil em uma missa dominical na igreja. Regravada diversas vezes em todo o mundo, Jingle Bells chegou ao Brasil com o título Bate o Sino.

9 álbuns temáticos com novas versões natalinas

Elvis Presley: Elvis Christmas Album (1957)

Nos anos 1950, Elvis Presley ainda era considerado um transgressor pela conservadora sociedade norte-americana: o autor original de White Christmas, Erving Berlin, por exemplo, ficou escandalizado com a versão apresentada pelo cantor neste álbum, e tentou baní-la das rádios. Apesar da polêmica – ou talvez até mesmo ajudado por ela -, o disco natalino do Rei do Rock ficou no topo das paradas por um mês inteiro, e, em seus vários relançamentos, já vendeu cerca de 20 milhões de cópias. O principal single é Blue Christmas, mas Elvis também apresenta versões de clássicos do período (como O Little Town of Bethlehem) e de faixas gospel tradicionais (como Take My Hand, Precious Lord).

> Árvore do bem NSC: o que é, como participar e até quando doar

Frank Sinatra: A Jolly Christmas From Frank Sinatra (1957)

Sim, este álbum saiu no mesmo ano que o disco natalino de Elvis – e parece justamente uma resposta mais tradicional e conservadora às sonoridades apresentadas em Elvis Christmas Album. O ano de 1957 foi especialmente positivo para Sinatra, que lançou nada menos que quatro trabalhos; sendo A Jolly Christmas o último deles. Os maiores sucessos da tracklist foram I'll Be Home For Christmas e Have Yourself a Merry Little Christmas.

Continua depois da publicidade

> Comércio tem horário ampliado até a véspera de Natal em Florianópolis, Joinville e Blumenau

Ella Fitzgerald: Ella Wishes You a Swinging Christmas (1960)

A grande dama do jazz apresenta um Natal alegre, festivo e cheio de swing neste registro, gravado no verão de 1960 ao lado de uma orquestra conduzida por Frank De Vol. Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! e Winter Wonderland são algumas das principais músicas do trabalho, e mostram toda a potência vocal de Ella.

Bob Dylan: Christmas in the Heart (2009)

Ver Bob Dylan fazer de seu 34º álbum de estúdio um disco natalino foi no mínimo inesperado. A voz tão característica do veterano deu uma nova cara, direta e honesta, a clássicos como The First Noel e sucessos como Christmas Island. David Hidalgo, do Los Lobos, e o guitarrista Phil Upchurch são alguns dos músicos convidados.

> “Vacina eficaz contra coronavírus” é o pedido mais urgente para o Papai Noel

Johnny Cash: Christmas With Johnny Cash (2003)

> Qual o maior prêmio pago pela Mega da Virada?

Continua depois da publicidade

Johnny Cash gravou vários álbuns natalinos ao longo da carreira. Em 2003, ano de sua morte, a Sony lançou esta coleção, com faixas selecionadas, gravadas entre 1962 e 1980. Um dos momentos mais marcantes é Christmas as I Knew It, sobre as celebrações de Natal da infância de Cash, que cresceu no seio de uma família pobre na área rural do Arkansas: a canção fala sobre ser grato pelo que se pode dar, e não pedir por algo que se deseja ter.

Vários artistas: A Motown Christmas (1973)

A gravadora Motown, em seu auge, reuniu seu estrelado elenco para gravar um álbum natalino duplo: The Miracles, The Supremes, The Jacksons, The Temptaions, Marvin Gaye e Stevie Wonder apresentam novas versões para Jingle Bells, What Christmas Means to Me e I Want to Come Home for Christmas. Michael Jackson, então com 12 anos de idade, protagoniza um momento foto, em que canta para seus irmãos: "Eu realmente vi a mamãe beijando o Papai Noel, e eu vou contar ao meu pai!"

> Projeto "Papai Noel SC" se reinventa durante a pandemia

Vários artistas: A Very Special Christmas (1987)

O produtor Jimmy Iovine reuniu um time e tanto para cantar neste álbum beneficente: Madonna, Sting, Whitney Houston, Bruce Springsteen, U2 e The Pretenders cantam no disco, recriando faixas que incluem Merry Christmas Baby, Christmas (Baby Please Come Home) e Have Youself a Merry Little Christmas.

James Brown: James Brown's Funky Christmas (1995)

James Brown gravou três discos natalinos na época mais produtiva de sua carreira: James Brown Sings Christmas Songs (1966), A Soulful Christmas (1968) e Hey America It's Christmas (1970). As melhores músicas de cada um foram reunidas nesta coletânea, que traz faixas cheias de soul, funk e R&B (Merry Christmas Baby, Please Come Home for Christmas, Go Power at Christmas Time, Soulful Christmas); além de algumas canções surpreendentemente políticas, como Santa Claus Go Straight to the Ghetto e Let's Unite the Whole World at Christmas.

Continua depois da publicidade

> Principais cidades de Santa Catarina não terão queima de fogos no Ano-Novo

Weezer: A Weezer Christmas (2008)

Quem não liga muito para as tradições natalinas pode se divertir com este trabalho da banda Weezer: os integrantes escolheram justamente os hinos mais tradicionais e religiosos – como O Come All Ye Faithful – para recriar em versões cheias de ironia.

Leia também

Enquete: como será o Natal em 2020 em meio a pandemia?

20 filmes baseados em fatos reais para assistir em casa

Saiba como harmonizar chocolate e vinho