Gabriel tem apenas seis anos e antes de falar já batucava para lá e para cá em sua casa. Mesmo com perda auditiva, era capaz de escutar os ruídos antes dos demais, sempre com muita naturalidade. Foi então que a mãe e jornalista, Vanessa Pedro, teve a ideia de fazer um filme sobre ele e outros que possuíssem o que ela chama de mola musical interna. O resultado está em Música de Menino e outras Histórias, que será lançado nesta terça-feira à noite na Fundação Badesc, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Além de Gabriel, três personagens demonstram sua relação de amor à música em entrevistas e momentos de expressão artística: Orlando, que se tornou saxofonista após os 50 anos, Maria Cecília, adolescente multi-instrumentista que quer investir na carreira, e João Gaspar, o sapateiro artesanal que transborda alegria ao tocar a tumbadora.

Projeto vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema de 2012, o documentário surpreende pelo pouco tempo de execução. Apenas seis meses se passaram entre a liberação da verba e o lançamento. A diretora atribui a rapidez à entrega total dos envolvidos:

– A equipe é muito dedicada, profissional e se engajou efetivamente. Usar bem o recurso público, transformando-o em um projeto legal num tempo recorde, é um ponto muito positivo.

A relação do menino com os demais e com a mãe também está presente no filme.

Continua depois da publicidade

– Fazer o documentário foi um desafio pessoal e profissional. O Gabriel é o fio condutor, mas o ponto do meu olhar para ele encontrei em outras pessoas. No começo não pensava em aparecer, mas em alguns momentos me permito assumir essa relação de afeto.

Em 26 minutos, Música de Menino e outras Histórias se propõe não só a mostrar o amor pela música, mas a despertar o olhar do público aos talentos que estão à sua volta.

Agende-se

O quê: lançamento do documentário Música de Menino e outras Histórias

Quando: terça-feira, às 19h

Onde: Fundação Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)

Quanto: gratuito