Esse é um cenário que todo pai de adolescente vai reconhecer: a porta do quarto fechada, o volume aumentado gradualmente e a música alta habitando o quarto por horas.
Continua depois da publicidade
O hábito que, às vezes, pode parecer preocupante pode estar ligado a uma boa notícia para as famílias: essa rotina musical pode deixar, na verdade, a criança ou o adolescente mais socialmente responsável e preocupado com os outros.
A conclusão foi tirada a partir de anos de pesquisa sobre os efeitos positivos das canções na vida dos jovens. O estudo do psicólogo Tobias Greitemeyer, da Universidade de Sussex, revelou que a música que contém mensagens positivas tem impacto positivo na vida de quem a ouve.
Uma série de testes foi conduzida em grupos de estudantes que ouvem com frequência as canções – uma delas seria Help, dos The Beatles. Percebeu-se que depois das canções parte dos pesquisados agiram de maneira mais empática com as pessoas do que aqueles que ouviram músicas com conteúdo neutro ou sem mensagens importantes.
O experimento foi feito com estudantes divididos entre aqueles que ouviam individualmente canções de “conscientização” ou aquelas de mensagens neutras. Em um dos casos, depois de a música parar, um dos pesquisadores jogou “acidentalmente” um conjunto de lápis de uma mesa. Aqueles que ouviram a canção Heal the World, de Michael Jackson responderam mais rapidamente ao impulso e pegaram cinco vezes mais lápis do que as pessoas do outro grupo (para ajudar o pesquisador).
Continua depois da publicidade
Outros voluntários foram questionados, depois de ouvir músicas, se eles ajudariam em um outro projeto de pesquisa. Quase três vezes mais pessoas que ouviram músicas de conscientização responderam “sim” – em comparação aos outros grupos.
– Este é um efeito muito consistente. Não esperava que os resultados fossem tão significantes – avaliou Greitemeyer.
Então, a partir de agora, ajude seu filho a selecionar as músicas que ouve!