Local da informação, encontro, centro de educação aberto aos métodos pluridisciplinares, o museu deveria ser um local de deleite e informação. Local para ser feliz a sós, a dois, em grupo ou em família e, sobretudo local onde se cultive a sensibilidade.
Continua depois da publicidade
:::Confira destaques de museus por moradores de Florianópolis
Infelizmente em Santa Catarina a realidade é outra. Vejamos por exemplo alguns fatos recentes: após dispendiosa reforma em seus pátios, o Palácio Cruz e Sousa, por decisão de sua direção, fechou o principal portão de acesso, com o objetivo de impedir a entrada de jovens “inconvenientes” que ousavam desfrutar dos jardins.
Ao invés de aproveitar a presença da juventude para propor ações que lhe despertassem o interesse pela cultura, resolveram hostilizá-la da mesma forma como procedeu a atual administração da FCC, que sob o pretexto ridículo de defender o patrimônio, expulsou um grupo de atores da Udesc que ensaiava defronte ao CIC, prédio que foi justamente construído para estimular as manifestações culturais.
Na raiz de todos os problemas de nossa sociedade encontra-se uma ausência total de interesse para qualquer coisa que não seja o pragmatismo, o mais prosaico e imediato. Formar pessoas interessadas pelo que se passa em volta delas durante sua única vida é a principal função da educação. Os museus são (ou deveriam ser) os maiores laboratórios disponíveis para estudar a forma pela qual deve ser despertado o interesse de todos, principalmente o dos jovens. Esse é o problema essencial para que se concretize nosso desejo de sobreviver enquanto seres humanos.
Continua depois da publicidade
Programação da 11ª Semana de Museus
Masc
– Hoje e amanhã, das 14h às 18h – Seminário com palestrantes convidados e exposição com ação educativa
Museu Histórico de Santa Catarina
– Hoje, das 14h às 17h – Oficina Transformando Lixo em Luxo, com Valdinei Marques
– Hoje e amanhã, às 12h30min – Exibição de filmes do acervo do Museu da Imagem e do Som
– Amanhã, das 14h às 17h – Oficina fotográfica Diálogos de Formas – Segunda Expedição Poética, com Rita Eger e Sandra de Souza
– Até domingo, das 10h às 18h – Exposição Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas e visita guiada ao acervo do museu
Museu Victor Meirelles
– Hoje, das 19h às 21h – Projeção de vídeos ao ar livre
– Amanhã, das 14h às 16h – Oficina Educação Patrimonial e Educação Ambiental
– Até domingo, das 10h às 12h – Mediação especial na exposição Palavras Fluidas