Além de Papai Noel, presentes e pinheirinhos ornamentados, outro artefato típico da tradição natalina costuma ganhar destaque no mês de dezembro: presépios de vários tamanhos, cores e materiais encenam o nascimento do menino Jesus em vitrines, praças e decorações caseiras.
Continua depois da publicidade
Mas o que pouca gente sabe é que, em Florianópolis, eles podem ser vistos durante o ano todo na exposição permanente do Museu do Presépio. O espaço tem como sede um casarão do século 18, tombado pelo patrimônio histórico, e abriga 105 conjuntos de peças, em sua maioria artesanais.
>> Veja galeria de fotos do Museu do Presépio
Feitos com técnicas e materiais variados – como cerâmica, bambu, vidro, algas e areia -, os presépios são originários de várias partes do Brasil e do mundo. Há peças da Argentina, Peru, Uruguai, Israel e até da China, além de vários mineiras, catarinenses, gaúchos, pernambucanos e alguns de procedência desconhecida.
Continua depois da publicidade
Vários deles chamam a atenção pelo tamanho, como o minúsculo presépio montado em uma caixinha de fósforos; outros, feitos a partir de materiais encontrados na natureza, surgem dentro de conchas, porongos e ocos de bambus.
– Só em 2012, recebemos cerca de 30 mil visitantes. Além do museu, temos alguns animais, como coelhos e tartarugas, e fazemos atividades de educação ambiental para a preservação – explica o coordenador do bosque, Carlos Alberto Machado.
Criado em 2002 e mantido pela Prefeitura de Florianópolis, o Museu do Presépio fica localizado no interior do Bosque Vereador Pedro Medeiros, no bairro do Estreito, região continental da cidade. O local possui uma área verde de mais de 10 mil metros quadrados de Mata Atlântica remanescente, por onde é possível realizar caminhadas e piqueniques. O local também promove visitas guiadas com grupos escolares, mediante agendamento.
Continua depois da publicidade
Agende-se
O quê: Museu do Presépio
Quando: de terça a domingo, das 8h às 17h30min
Onde: Bosque Pedro Medeiros (Rua Afonso Pena, 1070, Estreito – Florianópolis)
Quanto: gratuito