O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, vai receber a exposição comemorativa aos 80 anos do artista joinvilense Juarez Machado. A instituição do Paraná abre o espaço para exibição a partir da próxima quinta-feira (2), às 19h. A mostra vai até 18 de setembro.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Sob curadoria do irmão do artista, Edson Busch Machado, a mostra “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos” seria realizada no ano passado, mas por causa da pandemia foi adiada para 2022. Ele completou 80 anos em 2021.

A exposição reúne 166 obras em diversos suportes: pintura, desenhos, fotos, escultura e instalação.

O museu é aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h). O ingresso, que pode ser comprado no site, custa R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Nas quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Exposição em Curitiba será especial para o artista

O fato das obras serem exibidas em Curitiba terão um significado especial para Juarez Machado, pois foi a cidade para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

A coletânea abrange desde o início da carreira do pintor na capital paranaense até sua fase internacional com a mudança para Paris, em 1986 — passando pelos períodos no Rio de Janeiro, onde se destacou também como ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista, entre outros ofícios criativos.

De acordo com a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika, a exposição “lúdica e poética” percorre com interatividade diferentes décadas, estilos, localidades, materiais, técnicas, mídias e vertentes artísticas.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Associação Empresarial de Joinville terá primeira presidente em 111 anos

Continua depois da publicidade

Com decreto, programa “Joinville mais Bonita” amplia áreas para adoção

UFSC procura pacientes que tiveram Covid-19 para projeto de reabilitação