Uma réplica em resina do busto da princesa Dona Francisca como inspiração, a história e fotos de obras do escultor alemão Fritz Alt, argila, criatividade e muita animação marcaram a oficina de modelagem realizada na Escola Municipal Anita Garibaldi pela equipe de educadoras do Museu Casa Fritz Alt.
Continua depois da publicidade
A atividade foi realizada nesta sexta-feira (26), com a proposta de envolver os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental em um trabalho interdisciplinar onde foram trabalhados durante a aula de Educação Artística assuntos relacionados à história e à cultura de Joinville.
De acordo com a professora de artes Sheila Katina Huhn, a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola” é excelente oportunidade para aproximar as crianças ao universo dos museus. Além do conhecimento histórico e cultural compartilhado com os alunos, oferece a possibilidade de novas descobertas.
– Na oficina de modelagem, eles trabalham com escultura, se desafiam a procurar novos materiais, novos suportes. Ouvem vozes diferentes e percebem o que temos no entorno. A atividade é uma forma de resgatarmos o centro da cidade de Joinville de forma concreta – relata a professora.
Segundo ela, o contato direto com a réplica de uma obra de arte famosa e a sugestão de criar a partir dela surpreendeu os alunos.
Continua depois da publicidade
– Acho que nem eles imaginaram que seria tão bom. Geralmente, trabalhamos com coisas mais utilitárias como cestos, bijuterias. Mas a tarefa de fazer uma escultura inspirada em um artista tão famoso da cidade foi encorajador – destaca.
A aluna Beatriz Franco Dipp, de 9 anos, já visitou o Museu Casa Fritz Alt e conhecia outras obras do artista. Para ela, a riqueza dos detalhes é um dos aspectos mais interessantes do trabalho de Fritz Alt, característica que a pequena escultora também quis reproduzir em seu trabalho.
– Eu nunca tinha mexido com argila e é uma experiência nova. É muito legal fazer a nossa própria escultura. Estou tentando deixar o coque da minha princesa Dona Francisca bem firme para não cair e também quero fazer uma roupa bonita para ela – diz Beatriz.

Para a professora Sheila, a oficina de modelagem pode preceder a realização de novas atividades com as crianças.
Continua depois da publicidade
– Daqui podemos partir para outros trabalhos com outros artistas. O que eles fizeram hoje ficará guardado dentro deles. Tem coisas muito simples que a gente nunca esquece – pontua.
As escolas que tiverem interesse em receber a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola” podem entrar em contato com os educadores do museu pelo telefone (47) 3455-0075 ou pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com. A atividade é gratuita.
O artista Fritz Alt
Contrário à guerra e descontente com o ensino das escolas de arte que frequentava na Alemanha, em 1922, Fritz Alt deixou seu país e foi para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro.
Como não tinha concluído o curso de escultura, sua profissão foi considerada indefinida e Fritz Alt foi enviado para trabalhar na lavoura, em Joinville. Em 1924, contraiu malária e foi tratado pelo médico militar do 13º Batalhão de Caçadores (atual 62º Batalhão de Infantaria) e passou a realizar serviços de pintura no local.
Continua depois da publicidade
Em 1926, esculpiu o busto em bronze da princesa Dona Francisca, em comemoração aos 75 anos de Joinville. A partir de então, sua obra ganhou repercussão e ganhou espaço em locais como o Palacete Schlemm e Sociedade Harmonia Lyra.
Em meados da década de 1940, em parceria com o arquiteto e amigo Paul Helmuth Keller, Fritz Alt projetou sua casa-ateliê, com influência da cultura alemã, combinada a traços originais e funcionais que representam a personalidade do artista.
Fritz Alt morreu em 1968 e, dois anos mais tarde, sua casa foi transformada em museu.