O governo de Santa Catarina anunciou nesta quarta-feira (11), um investimento de R$ 20 milhões para a reforma completa do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. O anuncio foi feito pelo próprio governador, Carlos Moisés, e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail
O Museu do Mar – Embarcações Brasileiras, tem o quinto maior acervo do mundo e o maior da América Latina. Inagurado em 1993, o espaço funciona nos galpões de uma extinta empresa de navegação. O museu possui uma grande diversidade de embarcações de várias regiões do país.
O acervo está organizado em salas divididas por temas. Entre as peças disponíveis à visitação do público, estão barcos em tamanho natural, peças de modelismo e artesanato naval. O acervo conta ainda com traineiras, botes, jangadas (de cinco paus e de tábuas), saveiros da Bahia e o cúter do Maranhão.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito como parte das comemorações da Data Magna do Estado, neste 11 de agosto, quando foi criada a Capitania de Santa Catarina em 1738. Neste dia, anualmente, a Capital de SC é transferida simbolicamente para São Francisco do Sul – cidade mais antiga do Estado.
Leia também
Pianístico de Joinville terá espetáculos online e presenciais em setembro