O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, no Centro da cidade, também foi atingido pelos alagamentos provocados durante as fortes chuvas entre a noite da última quinta-feira e a madrugada desta sexta. Segundo a coordenadora da unidade, Roberta Meyer Miranda, marcas nas paredes indicam que a água subiu por 55 centímetros no espaço.
Continua depois da publicidade
Praticamente todas as salas do térreo foram inundadas, com exceção da biblioteca, que tem o piso elevado. Por enquanto, diz a coordenadora, ainda não há uma estimativa concreta do prejuízo. Parte do acervo, como os artefatos líticos (instrumentos de pedra polida ou lascada) foram atingidos pela água, mas puderam ser lavados e recuperados.
Alguns documentos também molharam, mas ainda não há certeza sobre o que poderá ser salvo. Outros materiais, como peças de exposição itinerante, de comunicação e parte do kit didático foram perdidos.
-Como os alagamentos são recorrentes no museu, por causa da localização, a equipe já tinha a precaução de não deixar os materiais mais perecíveis no térreo – observa Roberta.
Continua depois da publicidade
O museu permanecerá fechado no fim de semana para os trabalhos de limpeza. Só na segunda-feira, diz a coordenadora, será possível estimar por quanto tempo o museu terá de permanecer sem receber o público. Os trabalhos de limpeza e desinfecção podem levar semanas.
Mapa: confira os pontos onde foram registrados alagamentos em Joinville:
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Veja fotos da situação das ruas durante a madrugada