O museu em memória do antigo campo de concentração de Auschwitz criou uma página de Facebook com o objetivo de se conectar com jovens de todo o mundo.

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A página, inaugurada esta semana, já tem mais de 1 mil seguidores.

Muitos deixaram mensagens em inglês, hebreu ou polonês, a maioria expressando o mesmo sentimento: “Nunca mais”.

– Facebook é a ferramenta que as pessoas jovens usam para se comunicar. Se queremos chegar a elas, temos que usá-la – disse o porta-voz do museu, Pawel Sawicki.

Sawicki afirmou que os cerca de um milhão de visitantes anuais do campo são em sua maioria estudantes e jovens.

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Já existem grupos de Facebook dedicados a Auschwitz que foram iniciados por indivíduos, mas a página do campo de concentração – que pode ser localizada com uma busca das palavras “Auschwitz Memorial”, em inglês – oferece a possibilidade de comentar e participar em discussões moderadas pela equipe do museu.

A página no Facebook está escrita em inglês e polonês. Oferece fotos, filmes e documentos da Segunda Guerra Mundial da perspectiva do campo de concentração, além de oferecer links para a página na internet do museu.

Por meio do Facebook, o museu espera ser uma forma interativa de preservar a memória do lugar e inspirar as pessoas a pensarem, disse Sawicki.