Imagine um local onde as obras de arte estão armazenadas e apenas uma pequena parte deste acervo pode receber visitação. Era assim que as obras da Fundação Cultural de Rio do Sul, no Alto Vale, estavam até terça-feira.

Continua depois da publicidade

A partir desta quarta-feira, às 20h, a inauguração do Museu de Arte de Rio do Sul, o Mars, marca um recomeço. Além de recolher, abrigar e preservar o patrimônio artístico, a intenção é estimular e incentivar a criação artística local e apresentar para comunidade as obras que antes estavam escondidas em um depósito.

O local tímido, uma sala anexa da Fundação Cultural de Rio do Sul vai se consolidar como ponto de encontro de artistas e alunos de escolas. O acervo do Mars possui mais de uma centena de peças adquiridas no decorrer dos anos a partir da aquisição e doações de obras de artistas locais e regionais. São pinturas em tela, esculturas, fotografias, desenhos e instalações que serão expostas periodicamente a cada seis meses.

O objetivo principal é garantir exposições de maneira legível e adequada do acervo, além de propor leituras de arte qualificadas com monitorias, palestras, encontros, seminários, cursos que vão atender o público adulto e infantil. Inicialmente, o museu ficará aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Continua depois da publicidade

Inauguração do Museu de Arte de Rio do Sul (Mars) – Na sede da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204, Bairro Sumaré), fone: (47) 3521-7702. Grátis. Quarta-feira, 20h.

Confira a reportagem completa no Lazer da edição desta quarta-feira do Jornal de Santa Catarina.