Não dá para falar da produção artística de Joinville sem citar Fritz Alt. O alemão chegou na cidade em 1922 e por aqui conseguiu um fato nada comum até então: viver, ou melhor, sobreviver de suas criações. Só por esta façanha – para alguns ainda utópica -, Alt mereceria reverência, no entanto, ele fez muito mais. Suas obras públicas constituem um rico roteiro, que começa pelo Monumento ao Imigrante e segue pelas praças da cidade. Outras dezenas de produções podem ser conhecidas no Museu Casa Fritz Alt, espaço que completa 40 anos neste mês.
Continua depois da publicidade
O local que guarda o acervo doado pela família e admiradores do artista já passou por dias piores, mas ainda busca recuperar sua total autoestima. Há cinco anos, os visitantes não podem conhecer todas as instalações onde Fritz produzia e convivia com a família. A cobertura da casa aguarda uma grande reforma desde 2010 após uma forte chuva forçar a Fundação Cultural de Joinville a escorar o telhado com estacas. Alguns cômodos voltaram ao uso – inclusive o que abriga Pietá (1955), uma das esculturas mais lembradas do alemão.
Enquanto a total reforma do museu não acontece – a FCJ aguarda uma empresa interessada pelo restauro depois de duas licitações desertas -, outra construção mais recente no terreno ganha destaque. O local antes usado pelo setor administrativo do museu virou espaço expositivo e de arte-educação.
O novo setor vem recebendo mostras de artistas contemporâneos. Atualmente é a artista Denise Schlickmann quem o ocupa com exposição O Artista e seu Olhar sobre a Cidade, em homenagem aos recém-completados 164 anos de Joinville.
Continua depois da publicidade
É neste local também que acontecem as atividades gratuitas comemorativas aos 40 do museu, neste sábado. A programação abre às 10 horas com a palestra Arte Joinville – O Blog como Recurso Mediador das Artes Visuais de Joinville, conduzido pela mestre em educação Juli Rossi, e contará ainda com exibição de documentário e oficinas ao longo do dia.
Além de participar das atividades, o público está convidado a conhecer parte da vida e obra do artista. Segundo o coordenador da unidade, Jorge Hiroshi novas peças foram doadas recentemente ao museu.
Durante a semana, o museu fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h. O espaço fica localizado na Rua Aubé, s/n, na antiga morada do artista Fritz Alt. A entrada é sempre gratuita.
Continua depois da publicidade
PROGRAMAÇÃO DE 40 ANOS
>> 10 horas
Palestra Arte Joinville – O Blog como Recurso Mediador das Artes Visuais de Joinville, com Juli Rossi
>> 11 e 17 horas
Exibição do documentário Casa Arrumada, idealizado por Jorge Hiroshi
>> 14 horas
Oficina de musicalização infantil (cinco a 10 anos) e confecção de instrumentos de percussão, com Ricardo Formento
>> 15 horas
Oficina de teoria das cores, com Denise Schlickmann