Após um período de dois anos fechado por causa da pandemia de Covid-19, o Museu Arqueológico de Sambaqui reabriu as portas para visitação em Joinville nesta terça-feira (22). A cerimônia simbólica no local contou com a apresentação da musicista Fabrícia Piva, da Escola de Música Villa Lobos de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Para o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Guilherme Gassenferth, a retomada de visitações no museu representa um diálogo entre as sociedades do presente e os primeiros grupos humanos que ocuparam a região, há cerca de 10 mil anos.
Os visitantes podem prestigiar a exposição “Acervos do Museu Sambaqui: Coisas a olhar”. A proposta apresenta uma mostra da diversidade de acervos e parte das coleções que estão sob a guarda do museu. No átrio do prédio, o público confere a mostra “Sambaquis: montes de conchas, montes de história”.
Roberta Meyer, gerente de Patrimônio e Museus da Secult destacou a importância do acervo.
Continua depois da publicidade
– Um riquíssimo material que faz parte de um total de, mais ou menos, 100 mil peças, além dos acervos in situ, que são 41 sítios arqueológicos distribuídos pelo território de Joinville – disse.
Em paralelo à reabertura, segue o projeto Sambaqui Cubatão I, proposta de educação patrimonial que nessa edição da pesquisa se destina à formação de professores da rede pública e profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo como multiplicadores da ação.
Segundo a prefeitura de Joinville, este é um projeto inédito em que pesquisadores encontraram materiais em raro estado de conservação em Sambaqui de Joinville. Um dos objetivos é formar uma coleção significativa desse sítio para pesquisas atuais e futuras. Todo o material será reunido, interpretado e levado para o Museu de Sambaqui, devidamente catalogado e armazenado.
História do Museu Arqueológico de Sambaqui
Abriu ao público no ano de 1972, para abrigar a coleção arqueológica do arqueólogo Guilherme Tiburtius. Ao longo dos quase 50 anos, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville vem se destacando nas áreas de pesquisa, comunicação e conservação dos acervos arqueológicos.
Continua depois da publicidade
A visitação ao museu está aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Também retornaram os agendamentos em grupos, que devem ser feitos pelo telefone 3433-0114. A entrada é gratuita.
*Com informações da Prefeitura de Joinville.m