Um café da manhã pode ter selado o destino de oito prefeituras de Santa Catarina para os próximos 20 ou 30 anos. O encontro realizado ontem entre prefeitos e cerca de 30 empresários buscou apoiadores para o projeto gestão municipal.

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A ideia é adotar nas prefeituras práticas que as empresas já usam há décadas: planejamento estratégico, metas e avaliação de resultados. Araquari, Garuva, Gravatal, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, São José e Santo Amaro da Imperatriz serão os primeiros municípios a integrar a ação.

O projeto está sendo construído pelo governo do Estado em parceria com a iniciativa privada e com o Centro de Liderança Pública (CLP). Os oitos municípios foram convidados pelo governo e escolhidos de forma a representar a diversidade econômica de Santa Catarina. O objetivo do projeto é captar junto às empresas cerca de R$ 2,5 milhões para custear as consultorias que serão dadas aos municípios.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Sebrae/SC, vai investir R$ 500 mil, que serão utilizados para pagar as horas dos consultores do Sebrae, somando assim os R$ 3 milhões orçados. Será a primeira vez no país que um consórcio de prefeituras será capacitado para melhorar a gestão, de acordo com o CLP.

Segundo Leticia Piccolotto Ferreira, que vai coordenar as ações do Centro de Lideranças em SC, o projeto-piloto começa com a adesão de oito prefeituras, podendo chegar até o limite de 20 municípios, nesta primeira fase, porque é preciso começar com um número menor para construir o modelo de avaliação e acompanhamento de metas e resultados.

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É esperada a adesão de seis a 10 empresas. Na primeira ação para alavancar o projeto, o pontapé inicial da arrecadação de recursos foi dado por um parceiro de peso. Jorge Gerdau, empresário brasileiro, referência nacional e internacional, deu uma palestra no café da manhã para os prefeitos e empresários catarinenses e foi o primeiro a assinar a participação no projeto.

Seguiram o empresário líderes de outras quatro grandes empresas: BMW, Malwee, Bomi Farma e Litoral – Soluções em Comércio Exterior.

– Acredito que esse modelo que estamos tentando construir aqui pode ser replicado no país todo. O analfabetismo gerencial que as prefeituras têm no Brasil é muito preocupante – disse Gerdau.

A previsão é que as ações de capacitação dos prefeitos, gestores municipais e funcionários comecem a ser colocadas em prática a partir de julho. O vice-presidente de jornais, rádios e digital do Grupo RBS em Santa Catarina, Eduardo Smith, também fez uma apresentação no evento. O grupo é parceiro da iniciativa e contribuirá com a fiscalização do cumprimento das metas estabelecidas para as prefeituras.

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– O papel da mídia é mostrar o que está acontecendo, em especial na esfera pública – destacou Smith.