Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema começaram a por em prática ontem as ações do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. O dia foi de treinamentos e para traçar estratégias para o início das visitas aos moradores dos bairros mais infestados pelo mosquito.
Continua depois da publicidade
A meta dos três municípios é inspecionar 131 mil residências até 12 de fevereiro – uma segunda vistoria deverá ocorrer até 11 de março, além de repetições bimestrais entre março e junho. Para auxiliar no monitoramento da área vistoriada e apoiar a resolução de dificuldades, Salas de Situação foram instaladas em 28 cidades do Estado.
Leia mais notícias sobre a Dengue
Curta nossa página no Facebook
Município que mais confirmou casos de dengue em SC em 2015 (3.157 registros), Itajaí terá que vistoriar 57 mil imóveis durante a força-tarefa. Por isso, a segunda-feira serviu para organizar a logística das visitas e mapear os pontos de onde sairão os agentes a partir de terça: São Vicente, Cordeiros, São João, Cidade Nova, São Judas, Centro, Vila Operária, Fazenda e Barra do Rio. Serão 235 agentes trabalhando na operação.
Continua depois da publicidade
– Pretendemos fazer reuniões semanais na Sala de Situação para monitorar as ações, mas isso tudo vai depender da demanda de campo – explica Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Combate à Dengue.
Em Itajaí, agentes de saúde serão os primeiros a visitar imóveis para prestar orientações de prevenção e recolher pequenos recipientes que podem acumular água. Recipientes de difícil acesso, como calhas, lajes e caixas d?água, serão identificados para uma vistoria posterior que será feita em parceria com o Corpo de Bombeiros. Equipes de agentes de endemias também farão o tratamento químico desses recipientes. A inspeção vai incluir ainda terrenos baldios e praças públicas.
Mais vistorias durante o verão
Com a chegada do verão e o aumento da ocupação dos imóveis, Balneário Camboriú e Itapema pretendem entrar em mais residências para fazer o combate ao Aedes. A diretora de planejamento da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, Paula Piccoli Merico, explica que os 70 agentes que atuarão na cidade terão que visitar 46 mil imóveis. As vistorias iniciam nos bairros Nações e Estados, considerados áreas prioritárias. Em 2015, a cidade registrou seis casos autóctones.
– Hoje (segunda-feira) os agentes estão passando por um treinamento para o início das visitas. Para nós essa operação veio em uma boa hora, pois é a época que mais temos imóveis ocupados – completa.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Itapema também capacitou agentes segunda-fera. O trabalho na cidade vai se concentrar nos bairros mais infestados, Meia Praia e Centro. No ano passado, o município confirmou 29 casos de dengue. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richielle Caroline dos Santos, com a implantação da Sala de Situação os agentes pretendem entrar em mais imóveis – a meta da força-tarefa é vistoriar 28 mil casas.
– Vão atuar no combate ao mosquito 56 agentes de saúde e 17 agentes de endemias. Também teremos uma equipe secundária para fazer o retorno nas casas que estavam fechadas na primeira visita. E a sala de situação vai nos dar apoio nos imóveis que não conseguirmos entrar – afirma.