Com 144 casos confirmados, Braço do Norte, município do Sul do Estado, vive uma epidemia de dengue, segundo um decreto da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive). Até o momento, essa é a única cidade da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) que chegou ao nível de epidemia.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— De acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde], quando o município atinge o número de 300 casos por 100 mil habitantes está configurada uma situação de epidemia. Após fecharmos os números, verificamos que Braço do Norte está em uma situação epidêmica. Até então, esse é o primeiro município da nossa região a estar em epidemia de dengue — explicou a bióloga da Dive, Sabrina Fernandes Cardoso, em entrevista à NSC TV Criciúma.
Cobertura vacinal contra gripe deve superar números do ano passado em Criciúma
Braço do Norte, cuja população é de 33 mil habitantes segundo o IBGE, tem 586 casos notificados de dengue, dos quais 206 foram descartados. Dos 144 confirmados, 136 foram por transmissão local. Outros 236 seguem em investigação. Os dados constam no último boletim epidemiológico do município, atualizado nessa quarta-feira (24).
Continua depois da publicidade
Ações contra dengue
Diante do cenário epidemiológico, a Prefeitura de Braço do Norte tem colocado em prática ações para combater o mosquito e auxiliar no atendimento dos pacientes com a doença. Desde a última segunda-feira (22), a Unidade de Saúde do bairro São Francisco de Assis realiza atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita de dengue, das 16h às 20h.
Além disso, as equipes de Endemias têm passado por bairros da cidade realizando a pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti. Um drone tem sido utilizado para localizar possíveis focos do mosquito. Até o momento, foram registrados 85 focos.
O município também realiza, até 30 de abril, uma campanha de recolhimento de pneus em desuso. Para solicitar a retirada, basta ligar para o número (48) 99937-1536.
Leia também
Serra do Faxinal, no Sul de SC, será fechada na próxima semana; veja desvios
O que se sabe sobre casos de bebês feridos em creches de Criciúma