As homenagens da Marejada às cidades que contribuíram para a povoação de Santa Catarina continuam nesta quarta-feira. Depois das cidades portuguesas do Porto, Setúbal, Guimarães, Vila do Conde, Braga e da vila Ericeira, agora é a vez de Lamego.
Continua depois da publicidade
Patrimônio Mundial da Humanidade, o município português será apresentado por meio de vídeos e fotos em telões posicionados nos palcos Gastronomia e Centreventos. As apresentações ocorrem das 21h às 22 horas. O evento conta com o apoio da secretaria de Turismo de Itajaí.
Localizada na região do Rio Douro, onde é produzido o famoso vinho do Porto, Lamego é conhecida pela arquitetura dos monumentos e as ruas seculares que contam a história de um povo. Lamego também faz parte do caminho português á cidade de Santiago de Compostela (Espanha). A distância do município lusitano para a cidade espanhola é de 210 quilômetros.
A iniciativa de mostrar as cidades na maior festa portuguesa do Brasil é do jornalista Rogério Pinheiro. Ele pesquisa a povoação e a cultura lusitana em Santa Catarina desde 2008. Até o dia 21 de outubro vão ser apresentadas ainda as cidade de Peso da Régua, Peniche, Cascais e Vila Nova de Gaia.
Continua depois da publicidade