Águas Frias, município do Oeste Catarinense, vem sendo abastecido parcialmente, desde o final de fevereiro, com um caminhão-pipa da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). São seis viagens diárias de oito mil litros. A água é captada num hidrante de Nova Erechim e despejada no reservatório do município vizinho.

Continua depois da publicidade

De acordo com o superintendente regional de negócios da Casan na região Oeste, Daniel Scharff, o motivo é uma redução na vazão de um dos dois poços que abastecem a cidade.

– Teve uma redução de 20 a 30% e por isso estamos fazendo esse complemento no abastecimento. Estamos buscando a licença ambiental para perfurar mais um poço e resolver o problema – disse.

Continua depois da publicidade

Ele afirmou que, apesar da pouca chuva na região, o abastecimento nas cidades está normal.

Em Concórdia há situações de falta de água no interior. A Prefeitura está transportando 220 mil litros de água por dia, em dez caminhões, um com capacidade de 10 mil litros e outro com capacidade de 12 mil litros. Cada um faz 10 viagens por dia. A água é para consumo humano e também de animais.

A BRF também está buscando água no lago de Itá. A agroindústria havia tomado essa medida em novembro, suspendeu no final do ano e, em fevereiro, retomou a ação.

Em Concórdia choveu apenas 116 milímetros em fevereiro, contra 222 milímetros de fevereiro do ano passado.