São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência devido aos danos causados pela chuva que atingiu o município entre a noite de quarta (6) e a madrugada de quinta-feira (7). Conforme dados coletados por pluviômetros manuais, em algumas localidades foram registrados até 150 milímetros em poucas horas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As chuvas intensas iniciaram por volta das 22h e duraram cerca de três horas, conforme a prefeitura. O grande acumulado em curto espaço de tempo causou inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. Pontes foram levadas pela força da água e estradas ficaram sem condições de trafegabilidade.

Muitas casas foram inundadas pela força da chuva e da lama. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou pelo menos 16 pessoas, entre o fim da noite e a madrugada. Um abrigo também foi montado, mas os moradores que precisaram deixar suas casas foram abrigados por amigos e familiares.

Os principais bairros afetados foram Nossa Senhora Aparecida, São José, São Cristóvão e Ari Bortoli, além do Centro. Na área rural também foram registrados estragos. Diante do cenário e dos prejuízos a patrimônios públicos e particulares, o prefeito Marcio Grosbelli (PP) declarou situação de emergência, ainda na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos do temporal

Leia mais

VÍDEO: Carros ficam submersos e imóveis são alagados durante forte chuva em Chapecó

Chuva causa enxurradas, cancelamento de aulas e alagamentos em SC