O município de Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, confirmou o primeiro óbito por dengue da região. A vítima foi um homem de 86 anos, que chegou a procurar o serviço de saúde da cidade, mas por conta da gravidade do caso, foi transferido para o hospital de São Miguel do Oeste, onde morreu na quarta-feira da última semana (14).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A morte só foi divulgada oficialmente pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) nesta terça-feira (20), e está classificada como suspeita de sengue, por que os casos de dengue confirmados no boletim estão atualizados até o dia 14 de fevereiro. No entanto, o material biológico do homem foi coletado e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que confirmou a morte por dengue.
Apenas este ano, o município de Itapiranga, de cerca de 59 mil habitantes, confirmou 297 casos de dengue, e tem 659 casos prováveis para a doença. A cidade já está em situação de epidemia e assinou o decreto que declara situação de emergência.
Além de Itapiranga, os outros quatro municípios de Santa Catarina confirmaram mortes por dengue; são eles: Joinville (5), Araquari (1), São Francisco do Sul (1) e Itajaí (1). Agora já são nove mortes por dengue no Estado.
Continua depois da publicidade
Saiba como funcionará a primeira vacina brasileira contra a dengue
Foram identificados 11.471 focos do Aedes aegypti em 207 municípios. Destes, 155 municípios são considerados infestados pelo mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
Veja os sintomas da dengue e como evitar focos do mosquito
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
SC confirma 8 mortes por dengue e curva de casos segue em alta
SC decreta situação de emergência pelo terceiro ano seguido após explosão de casos de dengue