Entre os meses de janeiro e setembro de 2024 foram formalizadas 3.995 novas empresas de microempreendedores individuais (MEIs) em Jaraguá do Sul. Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação apontam um crescimento de 13,24% em relação ao mesmo período de 2023, quando 3.578 registros de novas empresas foram abertos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os índices mostram ainda, no mesmo período, um saldo positivo de 9,72% entre abertura e fechamento de empresas, totalizando 16.836 MEIs ativos no município do Norte de Santa Catarina.

O gerente de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Amadio, acredita que a dispensa de alvarás e licenças, juntamente com a isenção de taxas, tornou o ambiente de negócios mais acessível e atrativo para os MEIs no município.

— A simplificação de processos tem sido fundamental para encorajar a formalização de microempreendedores. Iniciativas como o cadastro e a baixa automática dos MEIs facilitaram significativamente o processo, permitindo que empreendedores possam abrir seus negócios de forma rápida e sem complicações — avaliou o gerente, que ainda cita a parceria com o Sebrae/SC, que oferece capacitações e orientações aos MEIs.

Uma empresa para cada cinco moradores

Até o dia 21 de outubro, Jaraguá do Sul registrava 35.796 empresas ativas, entre MEIs, pequenas e grandes empresas, cooperativas e outras, em dados do Observatório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O que, em média, representa uma empresa para cada cinco moradores, mesmo índice de setembro de 2024. O município, segundo última estimativa do Censo, possui 195.753 moradores.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Valorizada região de SC está com mais de 780 vagas de emprego; confira

Jaraguá do Sul possui uma empresa registrada a cada cinco habitantes