Com 126 anos completados na última terça-feira, o município de São Joaquim sempre foi considerado o mais frio até a emancipação do então distrito de Santana, atual município de Urupema, em junho de 1989. Mas isso pouco importa e não atrapalha em nada. Afinal, São Joaquim continua sendo, e provavelmente sempre será, a Capital da Neve no Brasil.
Continua depois da publicidade
Inclusive com o reconhecimento da “concorrência”, São Joaquim é o lugar onde mais ocorre neve. Se nevou no país, é por lá que acontece primeiro e com mais intensidade. Não que Bom Jardim da Serra e Urupema, principalmente, não registrem o fenômeno. Mas em áreas urbanas, onde existe luz, cenários e tecnologia adequada para postar na hora a foto da neve nas redes sociais, o lugar certo é São Joaquim.
O município da Serra catarinense também se destaca como o maior produtor brasileiro da melhor maçã do mundo e desponta cada vez mais na produção de vinhos finos de altitude. Premiada mundialmente, a bebida é fabricada em vinícolas modelos e que atraem turistas do país inteiro.
Um dos principais investimentos privados em turismo no momento em São Joaquim é a recente construção de um espaço gourmet na Vinícola Monte Agudo, vizinha da internacionalmente conhecida Villa Francioni.
O que tem por lá
:: É a capital brasileira da neve
:: Em seus 1,9 mil quilômetros quadrados, conta com inúmeras paisagens que permitem belas imagens
:: Tem bons restaurantes e rede hoteleira que inclui pousadas alternativas
:: Tem a maior produção brasileira da melhor maçã do mundo
:: Produz vinhos finos de altitude premiados mundialmente e belíssimas vinícolas abertas à visitação, como a Villa Francioni
Continua depois da publicidade