Mais uma vez nos preparamos para comemorar o Natal em meio à pandemia de coronavírus. Mesmo com a queda no número de casos no Brasil e em Santa Catarina, o aumento de novas infecções em diferentes países, causado pela recém-descoberta variante ômicron, modificou mais uma vez as festas de fim de ano ao redor do mundo.
Em alguns países da Europa, restrições reimpostas por conta do avanço da ômicron fizeram com que o Natal fosse novamente restrito a poucos membros da família. Em Belém — local de nascimento de Jesus e destino muito procurado nesta época do ano — as perspectivas de um Natal mais promissor para o setor turístico foi fortemente atingido pelo fechamento das fronteiras decretado pelo governo de Israel.
Mesmo assim, depois da chegada da vacina, a situação é bem diferente da enfrentada em 2020. Para o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, um certificado de vacinação é o melhor presente neste Natal e para os australianos, que puderam voltar a viajar durante as festas de fim de ano, o Natal é um “raio de sol” em um “período tão sombrio”, segundo o arcebispo católico de Sydney, Anthony Fisher, em entrevista à agência de notícias AFP.
Papa celebra Missa do Galo no Vaticano
Papa Francisco durante celebração da Missa do Galo no Vaticano. Cerca de 2 mil pessoas acompanharam a celebração, usando máscaras e mantendo distância umas das outras – (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Durante celebração da Missa do Galo, o Papa Francisco pediu para que os fiéis amem o que é pequeno, para descobrir o caminho para a “verdadeira grandeza” – (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Papa Franciso se dirige aos fiéis durante celebração da Missa do Galo na Basília de São Pedro, no Vaticano – (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
No Iraque, celebração em meio às dificuldades
Mohamed Maarouf, vestido de Papai Noel, entrega presentes em favela do Iraque enquanto é acompanhado de outras crianças que carregam sacos com material reciclável recolhido – (Foto: Hussein Faleh/AFP)
Entrega de presentes para crianças carentes em favela iraquiana – (Foto: Hussein Faleh/AFP)
Maarouf entrega presentes de natal para crianças carentes no Iraque – (Foto: Hussein Faleh/AFP)
Mohamed Maarouf, de 28 anos, se vestiu como Papai Noel para distribuir presentes de Natal para crianças pobres que vivem em favelas perto do centro da cidade de Basra, no sul do Iraque – (Foto: Hussein Faleh/AFP)
Nos EUA, voos cancelados às vésperas do Natal
Viajantes no aeroporto Internacional de Los Angeles, em meio à onda de cancelamentos de voos nos EUA – (Foto: David Mcnew/AFP)
Nos EUA, milhares de viajantes ficaram presos nos aeroportos depois que várias companhias aéreas cancelaram os voos na véspera de Natal, devido ao aumento dos casos de variante ômicron, falta de pessoal e mau tempo – (Foto: Scott Heins/Getty Images/AFP)
Passageiros pedem informações em balcão de companhia aérea, no aeroporto de Los Angeles – (Foto: David Mcnew/AFP)
Europa celebra Natal em meio ao aumento de casos da variante ômicron
Rei Felipe VI da Espanha faz seu tradicional discurso de véspera de Natal. Em meio ao aumento de casos da variante ômicron, o país voltou a exigir o uso de máscaras em locais externos – (Foto: Andres Ballesteros/Pool/AFP)
Trabalhadores participam da construção de uma árvore de Natal de 11 metros de altura feita inteiramente de aço reciclável e vidro reciclado. Projetada pelo designer francês Arnaud Lapierre, está localizada em frente à catedral de Santo André, em Bordeaux – (Foto: Philippe Lopez/AFP)
O ministro holandês da Saúde Pública visita o local de vacinação onde doses de reforço estão sendo aplicadas em Amsterdã. A Holanda anunciou no dia 18 de dezembro um lockdown de Natal por conta do aumento de casos de Covid-19, causado pela nova variante ômicron – (Foto: Ramon van Flymen/ANP/AFP)
Uma imagem do Papai Noel do lado de fora de um shopping em Berlim, na Alemanha – (Foto: John Macdougall/AFP)
Confira como será o Natal em SC no DC Explica desta semana