Desde o ano passado, o Mundial Pro Júnior de Surfe, que será disputado a partir de quinta, dia 30, na Praia da Joaquina, em Florianópolis, ganhou importância no cenário internacional. A diretoria da ASP decidiu que o campeão e o vice entrarão em todas as etapas do Circuito Mundial WQS cinco e seis estrelas.

Continua depois da publicidade

No total, estão previstas 25 seletivas em todo o mundo, 12 delas patrocinadas pela Billabong. Na final na Austrália, 48 surfistas vão participar. Cada um dos sete escritórios regionais da ASP seleciona seis atletas e, completam a lista, outros seis convidados.

As três primeiras versões foram disputadas no Havaí. Em 2001, o local escolhido foi Phillip Island, na Austrália. No ano seguinte, o evento foi cancelado por falta de datas.

Já o título de 2003 foi disputado de novo no continente australiano, o mesmo lugar onde será realizado o Mundial em janeiro de 2005. O primeiro campeão mundial pro júnior foi o havaiano Andy Irons (bicampeão mundial do WCT e líder isolado de 2004).

O australiano Joel Parkinson, outra estrela do WCT, foi bicampeão em 1999 e em 2001. O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, é o atual campeão mundial pro júnior.

Continua depois da publicidade