Pela terceira vez em menos de seis meses, a cidade de Penha respira esporte – o que também afeta diretamente o turismo e a economia do município. Depois das 500 Milhas de Kart, em dezembro de 2012, e do Desafio Internacional das Estrelas, em janeiro deste ano, o Parque Beto Carrero World recebe sábado e domingo o GP Brasil de Motocross, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross MX1/MX2.

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Mais do que fãs da velocidade, os 40 mil visitantes esperados em Penha são garantia de impulso econômico. Os comércios e restaurantes já percebem aumento nas vendas, e os cerca de 2,5 mil leitos da rede hoteleira estão ocupados.

A Secretaria de Turismo de Penha destaca que a procura pelos hotéis e pousadas se intensificou ao longo da última semana. Os turistas são maioria, mas os pilotos e demais integrantes das equipes de motocross também optaram por se hospedar na própria cidade. Na avaliação do secretário Valdir José Mafra Júnior, a preferência acontece pela proximidade com o Beto Carrero, onde as motos vêm sendo preparadas há mais de 15 dias para a competição.

– Como toda a equipe fica por aqui, isso gera movimento na cidade e até interesse dos turistas em estar próximos dos pilotos – comenta.

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Embora não seja considerado necessário, pelo menos por enquanto, hotéis de Navegantes já ofereceram seus estabelecimentos caso ocorra superlotação em Penha. Balneário Piçarras e Barra Velha também podem servir de alternativa, se for preciso.

Desenvolvimento

Segundo informações da Romagnolli Promoções e Eventos, que promove a etapa em Penha, mais de 36 mil ingressos foram vendidos até sexta-feira. Os cerca de 30 restaurantes e lanchonetes do município já registram mais clientes desde quinta-feira, e a expectativa é de lotação no fim de semana. O GP também reflete no comércio, que vê como fundamental esse tipo de evento fora da alta temporada de verão.

– Com uma atração como essa no Beto Carrero o comércio consegue se manter forte mesmo na baixa temporada. Tudo que acontece no parque traz um crescimento muito grande ao município – analisa Edilson Doubrawa, presidente da CDL de Penha.

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A consolidação de um calendário turístico, com eventos que vão além das praias e outras belezas naturais, também fez com que Penha olhasse com mais atenção para o atendimento ao visitante. A Associação dos Hotéis e Restaurantes de Penha (Ahorepe) busca, por meio de parcerias com o governo federal, oferecer cursos gratuitos de capacitação, entre eles o ensino de outras línguas. A principal dificuldade, conforme a presidente Suzana Teodoro, é com o inglês.

– Com o espanhol conseguimos trabalhar, mas ainda não estamos tão aptos para receber turistas estrangeiros. E sabemos que isso é fundamental em um evento como o GP de Motocross, que é muito importante para nós – comenta.