O novo Mundial de Clubes acontecerá pela primeira vez em 2025. A competição organizada pela FIFA terá um novo formato e será disputada entre 15 de junho e 13 de julho deste ano nos Estados Unidos. A plataforma DAZN que transmitirá os jogos de forma gratuita no mundo todo, apresentou o troféu do campeonato em Madrid.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
O troféu será disputado por 32 grandes clubes de futebol do mundo e terá formato parecido com o da Copa do Mundo. Cada país pode ter no máximo dois clubes inscritos no campeonato. Agora, o troféu do Mundial de Clubes vai viajar por 20 países antes do torneio começar.
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Desenhado pela FIFA e produzido com a colaboração da empresa americana de joias, Tiffany & Co., a peça teve várias inspirações.
— Captura esperança, excelência e orgulho, bem como a trajetória de clubes, jogadores e torcedores unidos pela paixão pelo futebol. É inspirado nas viagens dos pioneiros, nos registros de ouro das naves Voyager, na tabela periódica e na astronomia. Os tons dourados refletem a busca constante pela glória — disse Pablo Pinto, chefe editorial de futebol da DAZN.
O troféu tem gravuras das 211 federações-membro da FIFA, ilustrações de futebol e texto em 13 idiomas e Braille. Na divulgação, a ideia é que o troféu consiga unir o mundo e seja um símbolo do passado, presente e futuro do futebol, além de preservar a herança do futebol para as gerações futuras.
— Inovador, inclusivo, revolucionário e verdadeiramente global, o novo formato da Copa do Mundo de Clubes da FIFA com 32 seleções merece um troféu que represente tudo isso. É prestigioso e atemporal: um troféu de ouro que simboliza o futuro e se inspira no passado — disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Continua depois da publicidade
Leia também
Entenda o passo a passo da polêmica entre Neymar e Rivaldo
O que se sabe sobre a volta de Neymar ao Santos
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro