A política de recursos humanos da fábrica da BMW em Araquari seguirá o modelo global da companhia, “sem tropicalização”. Quem garante é a diretora de RH da empresa no Brasil, Betina Kraus.

Continua depois da publicidade

Na feira de recrutamento realizada pela companhia no sábado passado, em Araquari, os candidatos ouviram um pouco sobre o que a empresa espera de seus funcionários e o que vai oferecer.

Entre as promessas, salário e benefícios atraentes, forte investimento em capacitação – na linha de montagem, serão oito meses somente de treinamento – e a determinação de construir uma relação duradoura com seus trabalhadores.

Betina lembrou que, na Alemanha, há mais proteção contra demissões do que no Brasil, e que a BMW quer que as pessoas fiquem na companhia.

– Os mais jovens ficam pulando de um lugar para outro. É benéfico ter várias experiências, mas você pode fazer isso quando não tem filho ou conta para pagar. Nós queremos ter um relacionamento de longo prazo – declarou.

Continua depois da publicidade

A empresa tem uma atenção especial com o processo seletivo. De acordo com Betina, a BMW “pensa cinco vezes antes de contratar para não ter de demitir depois”.

Várias ferramentas são utilizadas para auxiliar o processo. A feira de recrutamento que atraiu cerca de mil candidatos para Araquari, e que terá novas rodadas, é apenas o início. São oportunidades para a empresa ver de perto a receptividade no local e o perfil dos profissionais, apresentar-se e estabelecer uma boa relação com a comunidade.

O candidato, por sua vez, tem a chance de conhecer detalhes do processo de recrutamento, a atividade da multinacional e fazer perguntas diretamente para as lideranças da organização.

Para uma empresa que, no Brasil, conta apenas com um escritório comercial em São Paulo e uma linha de montagem de motos em Manaus, a feira de recrutamento é uma forma de ficar mais próximo da cultura da BMW que começa a se estabelecer.

Continua depois da publicidade

Sempre que abre unidades em novos mercados, a montadora realiza o mesmo procedimento. E diz que consegue uma boa receptividade do público, como aconteceu aqui.

Há 22 anos no mercado, a Meta RH foi a agência escolhida pela BMW para suporte no processo de seleção. A agência nunca viu tantos candidatos querendo trabalhar em uma empresa. Mas os critérios são bastante rigorosos.

Para encontrar os profissionais que se enquadram exatamente no perfil desejado pela multinacional alemã, a própria agência passa por grande aprendizado. De acordo com o diretor-presidente Udélcio Demczuk, a Meta RH está utilizando ferramentas inovadoras para identificação dos talentos, algumas indicadas pela própria BMW.

-Não temos mais divisas. Dentro do Brasil, onde o candidato estiver, vamos buscá-lo – afirma Udélcio.

Continua depois da publicidade