A multinacional catarinense WEG, de Jaraguá do Sul, tornou-se a primeira empresa no Brasil a obter a certificação de acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para suas estações de recarga de veículos elétricos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
O anúncio da conclusão do processo que certifica as estações de recarga das linhas Wemob Wall e Wemob Parking junto ao Organismo de Certificação de Produto PCN – Product Certificate Networks, contribui para a referência da empresa no setor de mobilidade elétrica.
— Esta conquista reafirma nosso compromisso com a qualidade e a inovação no desenvolvimento de soluções seguras e eficientes para o mercado de mobilidade elétrica, é um reconhecimento técnico atestado pelo Inmetro no Brasil de um produto desenvolvido e produzido também no Brasil, mas com critérios e presença que atendem, da mesma forma, outros exigentes mercados internacionais que a WEG atua — explica o diretor superintendente de Digital e Sistemas da WEG, Carlos Bastos Grillo.
Continua depois da publicidade
Para o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, a certificação voluntária da empresa será importante para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados nacional e internacional. Já o diretor executivo do PCN na América Latina, Kim Rieffel, declarou que a certificação é um marco histórico.
— A conclusão deste rito de certificação é um marco para a recarga e mobilidade elétrica no Brasil. Os certificados de conformidade agora possuem o lastro da acreditação voluntária do Inmetro, refletindo a competência técnica e o compromisso com os padrões de segurança — observa Kim Rieffel.
A entrega da certificação do Inmetro para a WEG foi realizada durante um evento na sede da empresa, em Jaraguá do Sul, na quinta-feira (29), e contou com as presenças do presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito; do Diretor Executivo do PCN na América Latina, Kim Rieffel; do Presidente da WEG, Alberto Kuba, além de outras autoridades e representantes da WEG e dos órgãos certificadores.
Etapas da certificação
O processo de certificação envolveu uma série de etapas detalhadas, afirma a empresa. Auditores realizaram verificações rigorosas nos sistemas de produção e no suporte ao cliente da WEG no Brasil. Além disso, foram conduzidos ensaios laboratoriais para avaliar aspectos cruciais das estações de recarga, como características elétricas, funcionalidades de proteção, interface com o usuário, segurança, interoperabilidade e compatibilidade eletromagnética.
Continua depois da publicidade
Os resultados dos testes confirmaram que as estações WEG atendem integralmente aos requisitos da norma ABNT NBR IEC 61851-1:2021, que trata de sistemas de recarga condutiva para veículos elétricos. O certificado de conformidade obtido é válido por seis anos, com avaliações anuais de manutenção conforme a Portaria Inmetro nº 200/2021.
Leia mais
Catarinense WEG é uma das empresas mais lucrativas na bolsa no 2º trimestre, revela estudo
WEG coloca mais R$ 10 bilhões na conta de herdeiros e lidera “celeiro” de super-ricos
Cidade mais segura do Brasil lança processo seletivo com salários de até R$ 21 mil