Uma multidão se reuniu neste domingo para prestar homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores e marinheiros da região. A 120ª edição da festa que leva o nome da santa começou com missa lotada pela manhã em Navegantes. Às 16h, a tradicional procissão fluvial atraiu e emocionou centenas de pessoas às margens do Rio Itajaí-Açu, onde acompanhado por cerca de 20 embarcações de cidades vizinhas o ferry-boat conduziu a imagem de Nossa Senhora.
Continua depois da publicidade
Os fiéis, que ganharam bandeiras azuis e brancas – cores do manto da santa -levaram a imagem até o a balsa. Depois, guardas-vidas civis carregaram a estátua até um trio elétrico. Apesar do calor, o público ficou até o fim para acompanhar aquele que é considerado o ponto alto do evento.
Confira a galeria de fotos da festa:
O casal Juliana e Igor Gaidarji, moradores do Centro da cidade, vão à festa todo ano. Eles se casaram no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes e batizaram o pequeno Davi, de dois anos e meio, no mesmo lugar. Neste ano, como muitas outras crianças, o menino foi à missa e depois à procissão vestindo roupinha de marinheiro. Para a família Gaidarji, a tradição ajuda a manter viva a fé na santa:
– É o momento em que a cidade tem a oportunidade de celebrar sua padroeira. Para nós é emocionante pelo significado que tem na nossa vida – comenta Juliana.
Continua depois da publicidade
As festividades de Nossa Senhora dos Navegantes seguem segunda-feira com missa em ação de graças às 19h30min. Terça-feira há outra missa às 10h seguida de almoço com churrasco ao meio-dia. O encerramento será às 19h30min com missa e procissão terrestre no entorno do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. Em Bombinhas, que também tem sua festa, há missa segunda às 19h30min, além de encontro de oração, procissão e apresentações culturais a partir das 10h30min de terça.