Emocionado, mergulhado com a água na altura da cintura, o jovem empresário Guilherme Galli, 18 anos, fazia uma reverência solitária em meio a multidão que acompanhou a queima de fogos e brindou a chegada de 2014 na praia da Enseada, em São Francisco do Sul, no Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
– Que Deus nos ajude em 2014 – dizia, na beira da praia. Galli é de Joinville, assim como boa parte dos que assistiram ao Réveillon na praia.
A avenida Atlântica ficou tomada desde o começo da tarde e o trânsito parou perto da meia-noite. A estimativa da Prefeitura é de que pelo menos 150 mil pessoas lotaram as praias de Ubatuba e Enseada desde o fim de semana. Além da praia, a festa da virada tomou conta de outros três pontos da ilha: o Centro Histórico, a Prainha e o Capri Iate Clube.
Como a Samae, empresa pública que faz o abastecimento de água da ilha, não está conseguindo suprir a demanda das praias, alguns banhistas fizeram fila para tomar banho nos chuveiros públicos à beira da praia, abastecidos por poços artesianos. Nas casas, a água está sendo racionada, numa divisão de três turnos por dia. Um com água e dois, sem.
Continua depois da publicidade
Os shows – com a banda Raiz Vital, o DJ Pretinho e o grupo Di Presença – começaram por volta das 22 horas, no palco montado na areia da Enseada e no aterro da Babitonga.
Depois do show de fogos, a festa tomou conta da avenida. O trânsito ficou parado ate por volta das 3 horas da manhã. Ninguém saía ou entrava da praia sem demorar pelo menos uma hora.