Emanuel Rego, ex-atleta do vôlei de praia, é um dos principais nomes da modalidade e coleciona feitos importantes no cenário esportivo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Presente em cinco edições dos Jogos Olímpicos – tendo conquistado ouro, prata e bronze – Emanuel tem mais de 150 medalhas de ouro na carreira, é tricampeão mundial (1999, 2003 e 2011) e foi dez vezes campeão do Circuito Mundial.

Com muitas experiências na carreira, o ex-jogador está em Florianópolis para participar de um evento da EO – Entrepreneu’s Organization, que reúne empreendedores e seus familiares. Em entrevista ao ge SC, Emanuel revelou lições do vôlei que se aproximam do mundo dos negócios e funcionam além do esporte.

— O esporte tem tudo a ver com planejamento. Você tem que planejar a sua carreira, saber onde você quer chegar. “Eu quero ser um atleta olímpico”. Para você ser atleta olímpico, você tem que ser campeão mundial. Para ser campeão mundial, tem que ser campeão brasileiro. Para ser campeão brasileiro, você tem que ser campeão do seu estado. Isso já é um planejamento que você tem que ter — destacou.

Continua depois da publicidade

O autoconhecimento é outro fator que o esportista destaca como ponto relevante na carreira. Emanuel começou jogando nas quadras, mas, migrou para o vôlei de praia onde foi multicampeão.

— “Será que eu sou bom jogando vôlei de quadra ou vôlei de praia?” Eu tive que fazer essa escolha. Comecei jogando vôlei de quadra, eu não era tão alto, eu era central, outros atletas eram mais altos… então eu tive que fazer uma escolha. É o autoconhecimento para entender e mudar — contou.

Em 2016, Emanuel anunciou que se aposentaria do vôlei. Ele se despediu dos jogos oficiais na etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, o Grand Slam, que ocorreu no Rio de Janeiro. Como palestrante, ele usa as experiências no esporte para contribuir com os empreendedores que o assistem.

— O atleta também é empreendedor porque ele tem que ver a carreira dele. Se ele quer chegar ao longo prazo, [tem que ver] quais as escolhas ele tem que fazer: descansar, cuidar do corpo, treinar muito, achar o parceiro correto. É uma visão de que para o atleta ser completo, ele tem que empreender na carreira — pontua.

Continua depois da publicidade

O evento EO Retreat Brasil ocorre até o próximo domingo, em Jurerê Internacional. A programação reúne palestrantes que falam de liderança, negócios, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar.

Leia também

Time do Romário em SC atrasa salários e tem pior ataque entre estaduais do país

Bluvolei recebe o Recife-PE neste sábado pela última rodada da 1ª fase da Superliga B