Multas por perturbação de sossego passarão a ser destinadas aos inquilinos dos imóveis, em Blumenau. A lei complementar que muda a forma de cobrança de multa por perturbação sonora foi aprovada na Câmara de Vereadores e assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta terça-feira (23). Antes, os donos de imóveis alugados arcavam com as multas relacionadas ao abuso de som alto.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias do Santa no seu WhatsApp. Clique aqui.
A mudança está atrelada a Lei do Psiu, que tem como objetivo principal punir os casos de perturbação e som alto no município. A lei está em vigor desde de 2015 e já passou por reformulações, incluindo o aumento da no valor da multa para quem descumprir para R$ 500.
No entanto, a multa só é aplicada em caso de reincidência em menos de 12 meses. A primeira abordagem significa apenas uma advertência para os barulhentos de plantão.
Proposta pela vereador Adriano Pereira (PT), a lei complementar é aprovada em um momento em que mesmo com a pandemia os casos estiveram em alta. Em um levantamento feito em janeiro deste ano foi revelado que 5.265 casos foram atendidos entre março e dezembro de 2020, número 15% maior que em 2019.
Continua depois da publicidade
Estagiário sob supervisão de Brenda Bittencourt